BRB
GDF

Macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros, aponta Abimapi

Dia Mundial do Macarrão é comemorado em 25 de outubro e mais de 500 tipos estão disponíveis ao consumidor

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão, uma das comidas mais antigas do mundo, que surgiu na China e adotada pelos italianos, tanto que o Dia do Macarrão foi criado durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma/Itália em 1995.  Aquela que apesar de não ter sido sua criadora, é a terra da massa por excelência, com muitas variedades de formatos que são típicas de cada região italiana. Talharim, Fettuccine, Espaguete, Bavette, Linguini, Bucatini, Capellini,  Penne, Rigatoni, Pappardelli, Conchiglione (Concha), Fusili (Parafuso), Farfalle (Gravata), sem contar ainda com os vários tipos de molhos que o acompanham.


De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) realizada em 2019, o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros, fazendo do país o terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).

O espaguete consegue ter a expressiva marca de 50% de preferência dos brasileiros. A nutricionista do Fort Atacadista, Cibele Câmara separou uma tabela com outros formatos de macarrão com as suas características e indicação de preparo.

                                                                                              

Formato

Tipo de massa

Característica

Ideal para

Espaguete

Massa longa

Formato cilíndrico e fino

Macarronadas
Molhos mais líquidos

Linguine

Massa longa

Formato mais achatado que o espaguete.

Macarronadas
Molhos mais líquidos
Frutos do mar

Talharim, fettuccine, tagliatelle e pappardelle

Massa longa

Formato bastante achatado. Normalmente, formam um ninho. Variam de acordo com a largura.

 

Molhos leves que possam aderir à massa.

Aletria ("cabelinho de anjo")

Massa longa

Formato cilíndrico mais fino em ninho.

Doces (aletria)
Sopas

Bucatini ("macarrão furadinho")

Massa longa

Formato cilíndrico, mais grosso que o espaguete e possui um furo no meio como um canudo.

Molhos bastante líquidos que possam adentrar a massa.

Penne

Massa curta

Formato curto, oco, pontiagudo e com ranhuras para a adesão do molho.

Molhos espessos e com pedaços.
Preparos no forno (exemplo: gratinado).

Rigatoni

Massa curta

Cilindros grossos e curtos, com ranhura para aderir ao molho.

Molhos espessos e com pedaços.

Fusili ("macarrão parafuso")

Massa curta

Formato de parafuso (helicoidal).

Saladas
Pratos leves

Farfalle ("gravatinha")

Massa curta

Formato de borboleta (farfalle, em italiano) ou gravata borboleta (por isso, o apelido de "gravatinha").

Saladas
Pratos leves
Molhos espessos

 

 



 

Onde encontrar – O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui três lojas no Distrito Federal e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus. Anote os endereços:

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

- TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

- CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 89 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem