Luzes do Brasília Iluminada serão acesas nesta quarta (22)
Cerimônia de lançamento será na Praça do Buriti, às 18h30, com a decoração acesa, cantata natalina e orquestra
A magia do Natal toma conta do centro da cidade a partir de quarta-feira (22). A data marca o lançamento da segunda edição do evento Brasília Iluminada. A cerimônia de inauguração do projeto contemplativo está marcada para as 18h30, com solenidade na Praça do Buriti. Na ocasião, toda a decoração luminosa, que se estende em 415.770 metros quadrados, será acesa, assim como o presépio. Também haverá apresentações musicais do Coral 10 e da Orquestra Filarmônica de Brasília no eixo batizado de Céu de Brasília, no Eixo Monumental.
Preparativos para o evento Brasília Iluminada, que será lançado nesta quarta (22); serão 30 dias de arte, magia e luz | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O Brasília Iluminada consiste numa ornamentação decorativa que remete aos símbolos natalinos, com visitação gratuita até 20 de janeiro. Além da decoração, o público também poderá assistir a shows, aproveitar as ações sociais e incentivar o comércio local. “É um projeto contemplativo e democrático, que poderá ser apreciado pelos moradores de todo o DF e pelos milhares de turistas que nossa cidade irá receber até o dia 20 de janeiro. É muito mais que uma iluminação de Natal, é um evento de ano novo e de grande simbolismo que contribui ainda mais para firmar Brasília como destino turístico nas festividades de final de ano e durante o mês de janeiro”, afirma o secretário de Economia, André Clemente.
O projeto retorna após a boa repercussão no ano passado, quando mais de um milhão de pessoas passaram pelo espaço, e reestreia com a missão de ser incluído no calendário oficial de eventos da cidade. “No ano passado, milhares de famílias puderam contemplar a magia do Natal de forma segura no centro da capital do país. O projeto vai além de uma decoração natalina, ele entrega oportunidade para milhares de trabalhadores, aquece a economia da cidade trazendo turistas a toda a cadeia do segmento. Esse é um movimento que integra diversos órgãos do governo em prol de projetar, promover e qualificar a cidade por meio de um novo olhar”, avalia a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
No ano passado, mais de um milhão de pessoas passaram pelo espaço
Serão 30 dias de arte, magia e luz em evento promovido pelo Governo do Distrito Federal com participação de todas as secretarias e com organização do Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias), Organização da Sociedade Civil responsável pelo Brasília Iluminada. Foram contratadas 90 empresas do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) e 6,8 mil postos de trabalhos gerados.
Estrutura
Com ainda mais ornamentações que no ano passado, o Brasília Iluminada fica dividido em 11 eixos. A área Torres/Pórticos marca a entrada da Esplanada dos Ministérios e da Praça do Buriti com sinos cenográficos que remetem ao anúncio do nascimento de Jesus, representando o começo de uma nova era. O espaço mais esperado é o Brasília Encantada, que é composto pelo Lago de Brasília, um grande espelho d’água, e o Eixo Central.
O Brasília Iluminada consiste numa ornamentação decorativa que remete aos símbolos natalinos, com visitação gratuita até 20 de janeiro. Além da decoração, o público também poderá assistir a shows, aproveitar as ações sociais e incentivar o comércio local
O Quadrante dos Presentes é uma área com 10 caixas de presentes num espaço que conta com efeitos especiais de luzes, fumaça e neve, levando o público a uma experiência sensorial. O Espaço Luz é uma atração com velas gigantes que formam um castiçal, com mais de mil girassóis que representam a felicidade, a lealdade, o entusiasmo e a vitalidade. Sessenta árvores de LED cenográficas compõem o eixo Árvore Sonho e Realidade, com destaque para a Árvore Monumental de 32 metros de altura.
No Complexo do Buriti, uma árvore de MDF estilizada com palavras-chaves do projeto é o centro da praça que tem ainda mangueiras revestidas de micro lâmpadas. A fachada do Edifício Anexo do Palácio do Buriti abriga o painel de cluster de LED, onde serão exibidos vídeos natalinos.
Os shows ocorrem no Céu de Brasília, que fica entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz, onde fica montada uma estrutura com tablados, que seguem as regras de distanciamento, para permitir que o público acompanhe as apresentações em segurança.
O Espaço Solidariedade é uma área montada para receber doações para campanhas sociais. O Espaço Artesanato abriga containers ocupados por 60 artesãos que farão um rodízio no local. Há ainda o Luz do Mundo, um presépio interativo que remete ao nascimento do menino Jesus, e o Trenó Luz, um trio elétrico com a presença do Papai Noel que irá rodar as 33 regiões administrativas.
Ao todo, foram investidos R$ 14 milhões, provenientes de 18 emendas de deputados. O evento seguirá todas as medidas de segurança contra a covid-19.
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo