Um grupo de 15 empresárias do Distrito Federal embarca para Portugal neste sábado (5) com uma missão especial. Elas irão participar de um congresso voltado especialmente para empreendedoras de língua portuguesa
Foto: Daniel Ancântara.
Até o dia 12 de março, mulheres de vários países irão discutir boas práticas, trocar experiências e fechar negócio internacional durante um evento do ConnectAmericas.
A missão, que passará pelas cidades de Porto e Lisboa, é fruto de uma parceria entre a Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF e do Sebrae, que entra com 50% de contrapartida do projeto, além do apoio logístico. Com isso, as participantes se comprometem em elevar o patamar e a presença das empresárias brasilienses no cenário internacional.
“É só o começo de um processo que deverá ser um divisor de águas para o empreendedorismo feminino da nossa cidade”, avalia a presidente da Câmara, Beatriz Guimarães. Segundo ela, a missão tem como foco um tripé de ações: exportação, importação e internacionalização dos negócios.
Um encontro de preparação para viagem foi realizado nesta quinta-feira (3), na sede da Fecomércio-DF, com a participação do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, de integrantes do Sebrae e da Agência Brasileira de Exportações e Investimento (Apex). “O Sebrae dispõe de muitas ferramentas para ajudar o setor produtivo. Esse projeto é mais uma delas”, destacou Aparecido.
Durante a reunião de alinhamento, a assessora do Sebrae, Alzira Vieira, representou a diretora técnica da instituição, Rose Rainha. Ela explicou que o projeto pretende levar as mulheres para além do campo da beleza e da culinária, áreas tradicionalmente ocupadas por elas. “Nosso projeto pretende colocar a mulher no mesmo patamar do homem, enfrentando as barreiras que nos foram impostas no passado”, destacou.
A empresária brasiliense Flávia Siqueira Campos será uma das participantes da missão. Ela tem uma empresa especializada na comercialização de bebidas, a Infinite Wine. “Estou embarcando para Portugal com o objetivo de fazer conexões com outras vinícolas e também para apresentar nossos produtos brasileiros a empresas de outros países”, disse.