BRB

Micro e pequenas empresas lideram criação de empregos formais em 2022

No Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa, o Grupo Pereira conta histórias de pequenas empresas que hoje são parceiras da marca e cresceram junto ao mercado

Mesmo após uma pandemia, além das crises social e econômica, as micro e pequenas empresas (MPE) têm um papel fundamental para a movimentação do ecossistema e recuperação econômica do Brasil. Dados divulgados pelo Sebrae no começo de junho mostram que as MPE lideraram a criação de empregos formais em 2022, somando 76% do total, 585,56 mil empregos. E elas não param de crescer: de acordo com levantamento do escritório de contabilidade Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal, mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Brasil somente no primeiro trimestre deste ano. 

No Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa, 27 de junho, o Grupo Pereira destaca histórias de empresas que começaram de forma simples e que conquistaram o mercado ao longo dos anos, impulsionadas não só pelo desejo de crescer e ser referência no seu segmento, mas também pela parceria que encontraram no Grupo que está entre os sete maiores supermercadistas do Brasil, de acordo com o ranking anual da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 

Parceria - Everton Cação, proprietário da Freguesia Visual, sempre trabalhou em agências de publicidade, em Mato Grosso do Sul. Como teve problemas com fornecedores, há 10 anos tomou uma importante decisão: ser um fornecedor e minimizar os transtornos com os pedidos das agências. No começo, fazia impressões de outdoors e alguns trabalhos impressos. Com apenas três funcionários e um pequeno escritório, a entrega sempre era feita no prazo e com qualidade. Graças a isso, há cinco anos, foi indicado para um trabalho para o Fort Atacadista, em Campo Grande (MS). 

De lá pra cá, foi conquistando espaço dentro do Grupo Pereira e, além de seu estado natal, também já realizou trabalhos em Santa Catarina e no Distrito Federal e para diversos produtos, como o Vuon Card, private label do Grupo Pereira. “A parceria com o GP foi fundamental para o crescimento da Freguesia Visual. Fomos desenvolvendo trabalhos juntos e, quando percebi, já estava atuando em outros estados graças à essa confiança que criamos. Começamos pequenos, mas com muito trabalho e dedicação, tivemos mais visibilidade e conseguimos crescer”, diz Everton Cação. 

Em dois anos e meio, a gráfica cresceu bastante. Antes, a sede da empresa era um sobrado alugado de 90m² e contava com 2 funcionários. Hoje, ela tem sede própria com 210m² e emprega 14 pessoas. Nesses cinco anos, Cação destaca um trabalho que foi bastante desafiador: criar um panetone gigante de 2,5m de altura. “Fizemos para o Comper, de Santa Catarina, e foi muito trabalhoso, mas prazeroso também. Quando deram essa ideia pra gente fiquei um pouco assustado, mas logo topei o desafio. Isso mostra a confiança que o Grupo Pereira tem na nossa empresa”, revela. 

Destaque no Mercosul - Em 2006, com a intenção de recuperar a tradição cervejeira de Joinville (SC), que é conhecida como a terra da melhor cerveja do Brasil, Luís Alexandre de Oliveira – conhecido como Xico – criou a Opa Bier (que significa Voa, em alemão), uma cervejaria que busca resgatar ainda o espírito de excelência conhecido há séculos em Santa Catarina. Com uma produção diária de 8 mil litros por mês e três funcionários, as atividades da empresa começaram de maneira tímida, mas logo conquistaram o paladar dos apreciadores da bebida típica da Alemanha. 

Não demorou muito para que a marca chegasse às prateleiras do Fort Atacadista. “A parceria com o Grupo Pereira foi um divisor de águas para a Opa Bier, para que a cerveja tivesse bastante visibilidade. A aceitação por parte do público foi bem grande e hoje nos destacamos no mercado e somos felizes demais por ter essa proximidade com as empresas do Grupo”, comenta Luís Alexandre de Oliveira, atualmente diretor comercial da Opa Bier. 

A parceria deu tão certo que, desde agosto de 2020, a empresa produz uma cerveja que é vendida exclusivamente na rede Fort Atacadista: a Opa Parque Premium Lager. “A conversa para criar essa cerveja veio de muito tempo e o resultado é um produto de alta qualidade nesta categoria para os clientes do Fort. São cervejas que chegaram para agregar às marcas exclusivas, dos mais variados itens, com excelente custo-benefício”, destaca o diretor. 

Um dos orgulhos da marca é chegar a cidades e até países que eles nunca haviam pensado. “Como recebemos visitantes de muitos países do Mercosul, muitos turistas provavam a cerveja e gostavam, então pediam para que a gente distribuísse por lá. Hoje, temos presença, além de outros estados, também no Paraguai e Uruguai. E essa visibilidade quem nos deu foi o Grupo Pereira”. Hoje, a Opa Bier tem capacidade para produzir 2.300 mil litros por mês e possui 90 funcionários. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem