Por Pércia Teixeira, Gerente de RH Tech da hypeone
Com a transformação digital e o uso de
novas tecnologias, o RH tem se posicionado como uma área estratégica e de
gestão para os negócios. Isso porque, quando esta área se torna mais eficiente
com o uso da tecnologia, mais importante ela é dentro de uma empresa. Além
disso, o uso de ferramentas digitais é um pré-requisito para organizações se
tornarem mais competitivas no mercado de atuação.
Por exemplo, uma pesquisa
global da Lenovo revelou que 9 em cada 10 CIOs (Chief Information Officer) entre
os mais de 500 entrevistados no mundo todo dizem que seu papel e
responsabilidades se expandiram além da tecnologia, incluindo áreas não
tradicionais, como análise de dados e relatórios de negócios (56%),
sustentabilidade/ESG (45%), Diversidade, Equidade e Inclusão (42%),
RH/aquisição de talentos (39%) e vendas/marketing (32%).
Os dados mostram que a tecnologia está cada
vez mais presente em diferentes áreas para além da Tecnologia da Informação (TI),
por exemplo. No caso do RH, ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o
uso de tecnologias não significa substituir pessoas por robôs. Na verdade,
trata-se principalmente da aplicação de ferramentas digitais para otimizar
processos burocráticos que consumiam muito tempo e atenção dos funcionários.
Quando a tecnologia passa a fazer parte da
rotina da área, ela deixa de ser apenas operacional. Assim, com uso de
plataformas automatizadas, robôs e inteligência artificial, é possível
priorizar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
Dessa forma, atividades que antes eram
feitas de forma manual passam a ser automatizadas, fazendo com que processos
sejam otimizados e tomadas de decisão sejam baseadas em dados concretos. Com
isso, a área pode focar em decisões estratégicas da empresa, ao mesmo tempo em
que não se perde tempo com funções operacionais.
Como resultado, o uso de tecnologia só
favorece as capacidades de análise e decisão humanas, servindo como ferramenta
estratégica e abrindo espaço para o desenvolvimento de competências para um
mundo mais moderno e, ao mesmo tempo, com foco nas pessoas. Afinal, um dos mais
importantes papéis da área de gestão de pessoas é atrair e reter talentos, pois
são as pessoas que direcionam as organizações ao seu máximo potencial.
O melhor de tudo é que, com o crescimento
do uso de ferramentas digitais, aumentou o número de empresas que fornecem
produtos específicos para a rotina e atribuições de um setor de RH. Dessa
forma, é possível utilizar soluções feitas sob medida para processos
importantes da área, tais como recrutamento e seleção, onboarding, organização de
fluxo de trabalho de grandes equipes, produtividade e comportamento dos times.
Como resultado, essas ferramentas e
softwares favorecem a gestão de desempenho, promovendo engajamento e
desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, os dados e informações extraídos
das soluções tecnológicas são mais confiáveis, melhorando a capacidade de
tomar decisões com mais segurança.
Agora, imagine todo o trabalho do RH sem
essas ferramentas: morosidade dos processos, falhas e erros, dados importantes
armazenados em planilhas manuais. Isso faz com que a equipe que trabalha nesta
área seja subaproveitada.
Hoje, soluções e ferramentas digitais têm
tudo a ver com a gestão de pessoas. Por isso, convém buscar os recursos à
disposição no mercado para otimizar os processos de trabalho na sua empresa.
Todos os processos e áreas da organização vão se beneficiar, potencializando
todo o crescimento do negócio – e das pessoas.