Especialista da faculdade Anhanguera traz algumas orientações sobre a alimentação neste período do ano
Temperatura elevada, baixa umidade do ar e a condição climática nada favorável. O tempo seco e os dias mais quentes vêm castigando o Distrito Federal. Neste período do ano, a atenção deve ser redobrada com o corpo e a hidratação do organismo é fundamental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, ela tende a ficar abaixo de 30%. A região Centro-Oeste geralmente é bastante prejudicada.
O corpo humano é composto por, aproximadamente, 70% de água e manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o organismo. “A água é o componente essencial de todas as células do nosso corpo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, lubrifica as mucosas e age como um veículo de transporte de nutrientes. Por isso, a pessoa deve se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da faculdade Anhanguera, Bruna Zacante.
Outra indicação é ingerir alimentos que regulam o organismo, ricos em fibras, vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes e verduras. “Os alimentos crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras que, somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino”, pontua.
Segundo a especialista, devem ser consumidos com moderação alimentos que potencializam a desidratação, como café, chá e refrigerantes, pois eles colaboram com a perda de líquidos pelo corpo. “As bebidas alcoólicas também desidratam o corpo, principalmente as destiladas”, acrescenta.
Confira, a seguir, alguns alimentos que vão ajudar na hidratação em dias mais quentes:
1-Melão
O melão é composto por 90% de água. Ajuda a dar a sensação de saciedade, além de desintoxicar o corpo, aliviar a prisão de ventre e melhorar a saúde da visão.
2-Filé de peixe grelhado
O peixe, além de saudável e mais leve que a carne vermelha, possui 71% de água, proteína, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, retinol e tiamina.
3-Alface
A alface é fonte de vitaminas A e K, e folato. É leve e possui poucas calorias.
4-Tomate
Rico em diversos nutrientes, como vitaminas A, C e licopeno (antioxidante), o tomate contribui com a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos.
5-Abobrinha
Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio. Esse legume também reduz as inflamações intestinais, tem um efeito laxante e é indicado para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.
Sobre
a Anhanguera
Fundada
em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos,
oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de
trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou
a distância.
Presente
em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à
população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas
Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada
na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera
oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o
conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em
2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site
e o blog para mais informações.