BRB

Com apoio do Sebrae, startups brasileiras integram missão de negócios em Portugal

Com o objetivo de impulsionar negócios em Portugal, 280 startups brasileiras embarcam no final de outubro para Lisboa em missão de internacionalização, com participação no Web Summit 2022, considerado um dos maiores eventos de inovação do mundo


Ao todo serão seis dias intensos de atividades considerando o período do evento e uma agenda anterior com visitas técnicas exclusivas, meetups, rodadas de negócios, bem como oportunidades de networking e conexão com os maiores players do ecossistema de inovação local. A imersão em Portugal é promovida pelo Sebrae em parceria com a Apex.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que a internacionalização de startups gera oportunidades de expansão dos negócios fora do país de origem, assim como permite validar negócios inovadores que ainda não foram absorvidos pelo mercado brasileiro. “É possível que uma startup ou empresa de base tecnológica brasileira tenha uma solução inovadora e não consiga validá-la por conta da imaturidade do mercado doméstico, ou pela startup não ter conseguido apresentar de forma clara o que a sua solução resolve. Uma técnica que pode ajudar é a startup buscar mercados no exterior, em que a solução enderece um problema legítimo. Então desta forma buscar espaço para essa solução inovadora fora de casa”, explica.

Seleção das startups
Desde 2017, startups brasileiras integram a missão internacional com direito a tickets no Web Summit, portifólio de negócios, trilhas de capacitação e de atração de investimentos, participação em eventos exclusivos em Lisboa, oportunidades de networking e apoio para planos de internacionalização. Neste ano, 80 empresas foram selecionadas, sendo 60 startups e 20 negócios de tecnologia. O número de vagas foi quatro vezes maior do que nas edições anteriores com esta parceria entre Sebrae, Apex, Ministério das Relações Exteriores, Embaixada do Brasil em Lisboa, Softex e Serpro.

Além disso, as unidades do Sebrae em 16 estados e no DF abriram seleção para proporcionar que mais startups participassem desta missão internacional. Outras 200 empresas integram a delegação Sebrae, incluindo 16 startups aceleradas no Inova Amazônia, programa da instituição que promove negócios inovadores em oito estados da Amazônia Legal, visando fortalecer a bioeconomia, o desenvolvimento local sustentável e a inovação aberta.

“A missão para Lisboa marca a cooperação bilateral com esse ecossistema vibrante na Europa que é Portugal, destaque pelo empreendedorismo e inovação. Essa iniciativa faz parte da estratégia do Sebrae de apoiar a internacionalização de pequenos negócios em países de língua portuguesa, tendo Portugal como primeiro contato. Além de proporcionar essa aproximação com os maiores players do ecossistema de inovação e empreendedorismo local, daremos suporte à expansão internacional dessas empresas brasileiras para que de fato, a internacionalização seja bem-sucedida”, ressalta Melles.

Preparativos a todo vapor
Antes da viagem, as startups brasileiras recebem apoio técnico para se prepararem para a missão internacional. As 80 startups brasileiras da seletiva Web Summit podem participar de trilhas de capacitação temáticas com foco em investimentos, expansão internacional e tecnologias de comunicação e informação, sendo que neste último caso, serão realizados webinários a partir do Programa Serpro Booster.

Já as empresas escolhidas pelo Sebrae nos estados e DF contam com uma trilha de internacionalização no Portal do Sebrae e as startups aceleradas do Inova Amazônia serão preparadas para o comércio exterior, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Aprontec).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem