Poder participar de um banquete diversificado e de talentos de todos os cantos do Distrito Federal: essa é a ideia do “Encontro Gastrô 2022”. O evento aconteceu na última terça-feira, 18 de outubro, no Brasília Palace Hotel, e reuniu especialistas, empresários e apreciadores dos restaurantes do DF
Foto: Pedro Oliveira.
O encontro é uma oportunidade para os brasilienses votarem nos estabelecimentos e profissionais que ganharam notoriedade pelo talento culinário. Ao todo, foram premiados 35 profissionais. Entre os prêmios, destacam-se categorias como melhor hambúrguer, melhor buffet de festa, chocolateria e doceteria (novidade do ano), padaria, melhor restaurante da cidade, árabe, feijoada, entre outros.
Segundo o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, a gastronomia tem uma importância para a economia por ser um segmento impulsionador na geração de empregos. “O Sebrae tem uma atenção especial, principalmente, nesse momento em que vivemos com alto índice de desemprego e estamos precisando gerar muitas oportunidades de forma rápida. Através da gastronomia, vamos conseguir alavancar um número maior”, destaca.
Oliveira afirma também que apoiar um evento como o Gastrô 2022 é colocar na vitrine os grandes responsáveis por essa retomada. “Já é tradicional a participação do Sebrae no DF neste evento, e neste ano não poderia ser diferente. Em um momento em que estamos saindo de uma pandemia, fizemos um esforço especial para estar junto no encontro, na certeza de que vamos fazer uma retomada, acelerando uma geração de emprego que nossa economia tanto precisa”, diz.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Jamal Jorge Bittar, a instituição cumpre um papel na economia voltado para essa área de gastronomia. “É muito interessante, tratando-se de um evento muito disputado na cidade e que sempre foi objeto de desejo dos empresários no ramo de alimentação. Haja vista que, todos os anos, quem ganha expõe com bastante evidência as suas premiações”, destaca.
A analista do Sebrae no DF, Letícia de Freitas Garcia, afirma que o encontro é um projeto que possui vários pilares de atuação. Durante o evento, foi lançado o Guia Gastrô, uma revista com os restaurantes de Brasília que ficará disponível nos principais hotéis e restaurantes da cidade. Em 2022, o Sebrae indicou cerca de 170 micro e pequenos negócios para terem seus trabalhos divulgados na revista.
As empresas foram contatadas antes para poderem participar da revista. Além do Guia, o Sebrae no DF participou apoiando o evento e também recebeu um espaço para ativação e marketing da marca. A instituição apresentou o Bike Café, trabalho de um micro e pequeno empresário da região, para fazer o marketing da instituição no estande do café e no copo.
O Sebrae no DF participou também, em parceria com a com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel), com a divulgação de um material com produtos voltados para a gestão empresarial, como portfólio de consultoria, de cursos e capacitação.
“A gente tenta estar no presente para além desse evento, também capacitando os empresários e divulgando os produtos e soluções que temos. Por isso, usamos no slogan deste ano a frase ‘Eu empreendo com toque de chef!’. A ideia é poder agregar o universo de alimentos e bebidas com as noções de gestão empresarial que o Sebrae no DF oferece, por meio das consultorias e produtos em temas de intervenção mesmo”, destaca Letícia.
A vencedora do prêmio de melhor café de 2022 de Brasília (O Café das Orquídeas), Kelly Mayer, foi uma empreendedora capacitada pela instituição. “O Sebrae foi importante no sentido de abrir minha visão de negócio para ampliar o café e modificar meu pensamento em algumas coisas que não enxergava antes’’, diz.
Foto: Pedro Oliveira.
O encontro é uma oportunidade para os brasilienses votarem nos estabelecimentos e profissionais que ganharam notoriedade pelo talento culinário. Ao todo, foram premiados 35 profissionais. Entre os prêmios, destacam-se categorias como melhor hambúrguer, melhor buffet de festa, chocolateria e doceteria (novidade do ano), padaria, melhor restaurante da cidade, árabe, feijoada, entre outros.
Segundo o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, a gastronomia tem uma importância para a economia por ser um segmento impulsionador na geração de empregos. “O Sebrae tem uma atenção especial, principalmente, nesse momento em que vivemos com alto índice de desemprego e estamos precisando gerar muitas oportunidades de forma rápida. Através da gastronomia, vamos conseguir alavancar um número maior”, destaca.
Oliveira afirma também que apoiar um evento como o Gastrô 2022 é colocar na vitrine os grandes responsáveis por essa retomada. “Já é tradicional a participação do Sebrae no DF neste evento, e neste ano não poderia ser diferente. Em um momento em que estamos saindo de uma pandemia, fizemos um esforço especial para estar junto no encontro, na certeza de que vamos fazer uma retomada, acelerando uma geração de emprego que nossa economia tanto precisa”, diz.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Jamal Jorge Bittar, a instituição cumpre um papel na economia voltado para essa área de gastronomia. “É muito interessante, tratando-se de um evento muito disputado na cidade e que sempre foi objeto de desejo dos empresários no ramo de alimentação. Haja vista que, todos os anos, quem ganha expõe com bastante evidência as suas premiações”, destaca.
A analista do Sebrae no DF, Letícia de Freitas Garcia, afirma que o encontro é um projeto que possui vários pilares de atuação. Durante o evento, foi lançado o Guia Gastrô, uma revista com os restaurantes de Brasília que ficará disponível nos principais hotéis e restaurantes da cidade. Em 2022, o Sebrae indicou cerca de 170 micro e pequenos negócios para terem seus trabalhos divulgados na revista.
As empresas foram contatadas antes para poderem participar da revista. Além do Guia, o Sebrae no DF participou apoiando o evento e também recebeu um espaço para ativação e marketing da marca. A instituição apresentou o Bike Café, trabalho de um micro e pequeno empresário da região, para fazer o marketing da instituição no estande do café e no copo.
O Sebrae no DF participou também, em parceria com a com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel), com a divulgação de um material com produtos voltados para a gestão empresarial, como portfólio de consultoria, de cursos e capacitação.
“A gente tenta estar no presente para além desse evento, também capacitando os empresários e divulgando os produtos e soluções que temos. Por isso, usamos no slogan deste ano a frase ‘Eu empreendo com toque de chef!’. A ideia é poder agregar o universo de alimentos e bebidas com as noções de gestão empresarial que o Sebrae no DF oferece, por meio das consultorias e produtos em temas de intervenção mesmo”, destaca Letícia.
A vencedora do prêmio de melhor café de 2022 de Brasília (O Café das Orquídeas), Kelly Mayer, foi uma empreendedora capacitada pela instituição. “O Sebrae foi importante no sentido de abrir minha visão de negócio para ampliar o café e modificar meu pensamento em algumas coisas que não enxergava antes’’, diz.