BRB

O trabalho venceu o ódio: Ibaneis é reeleito no 1° turno no DF

Conforme previsão das pesquisas. Ibaneis vence no 1º turno e é reeleito governador do Distrito Federal. Ele é o segundo governador na história da capital do país a se reeleger. Antes dele, só Joaquim Roriz conseguiu tal feito


Foto: Pedro Santos.

Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito governador do Distrito Federal, neste domingo (2/10). É o 2º chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes de Ibaneis, apenas Joaquim Roriz conseguiu o segundo mandato à frente do GDF.

O candidato do MDB obteve a maioria dos votos válidos. O candidato do PV, Leandro Grass, ficou na segunda posição e, Paulo Octávio (PSD), encerrou a votação em terceiro.

Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.

Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e venceu, com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).

Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.

Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e fez mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, Ibaneis abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.
Outros candidatos

Além de Ibaneis, concorreram ao Governo do Distrito Federal outros 10 candidatos: Coronel Moreno (PTB), Izalci (PSDB), Keka Bagno (PSol), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Lucas Salles (DC), Paulo Octávio (PSD), Robson (PSTU) e Teodoro da Cruz Téo (PCB).


Renan Arruda (PCO) teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem