BRB

Promoção turística de Brasília é foco para 2023

 Em reunião do Condetur, Setur-DF apresenta estratégias para atrair mais visitantes à capital e aquecer o mercado brasiliense 

Convocado pelo secretário de Turismo do DF, William Almeida, para discutir programas de incentivo e estratégias de divulgação de Brasília para o Brasil e o mundo, o Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur),  reuniu entidades do trade de turismo para  determinar o planejamento estratégico como foco para 2023.

O secretário William Almeida, que conduziu a 71ª reunião do Condetur, expôs a  perspectiva de crescimento para o orçamento do próximo ano em 228% maior que em 2022. Para ele, este crescimento é fruto do reconhecimento do Governo com a importância do impacto econômico proveniente do turismo. 

“A Setur/DF vem apoiando e fomentando ações e projetos de grande relevância para o crescimento econômico por meio do Turismo, por isso, em parceria com a Secretaria de Economia, realizamos uma suplementação orçamentária em alguns dos programas com o intuito de potencializar, ainda mais, o crescimento do Turismo em determinadas áreas”, afirma o secretário.

O Condetur é um colegiado formado por entidades e órgãos que compreendem o trade turístico. Dele, fazem parte, entre outros, o Brasília e Região Convention e Visitors Bureau (BRCVB), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (SINDHOBAR),  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (ABIH), Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) e O Sindicato de Turismo Rural e Ecológico  (Ruraltur).

No encontro, foram debatidas as ações para o crescimento turístico da capital e apresentadas novas propostas para a continuidade do trabalho que vem colocando Brasília em destaque como destino turístico. O destaque ficou para a Proposta Orçamentária da PLOA enviada pelo executivo que passou de R$16.603.620,00 em 2022 para R$54.382.773,00 em 2023, um crescimento de 228%. 

“Desde o início da gestão, estamos trabalhando para mudar a percepção conceitual sobre Brasília e estamos conseguindo”, afirmou o secretário William Almeida. Nesse sentido, o presidente da Ruraltur, Fernando Mesquita, ressaltou a importância do trabalho durante o período pandêmico e na retomada. Nesse segmento, o Turismo Rural foi o que apresentou melhor resultado, devido à segurança sanitária, e elevou o Distrito Federal ao posto de quarto pólo nacional de hospedagem rural, de acordo com a Embratur.

“O Turismo Rural é uma tendência mundial e aqui em Brasília foi abraçado pela secretaria de Turismo. Ao longo desses três anos, tivemos um crescimento de 30% no segmento e seguimos recebendo apoio e planejando novas conquistas. Estamos na busca de atrair o olhar do brasiliense para as belezas naturais facilmente encontradas em regiões como o Lago Oeste, PAD/DF, Brazlândia e tantas outras áreas rurais em Brasília”, disse Mesquita. 

QUALIFICA TUR

Durante a reunião o Secretário de Turismo ressaltou a importância da qualificação dos profissionais de Turismo após a pandemia. Ele explicou  que o período levou os trabalhadores à migração para outras carreiras, provocando carência de mão-de-obra. 

Ao apresentar o Programa Qualifica Tur, William Almeida chamou atenção para a necessidade da qualificação de novos profissionais para atendimento das demandas. "O programa Qualifica TUR, tem um orçamento previsto de R$ 3 milhões que serão investidos em treinamentos e qualificações realizados pela SETUR para profissionais do segmento”, informou. 

De acordo com o Secretário de Turismo, o foco do Qualifica Tur será a manutenção da qualificação de acordo com a necessidade de cada segmento. “Serão beneficiados hotelaria, transporte, guias, bares, restaurantes e eventos em geral visando o atendimento da demanda", explica o secretário.

ABAV EXPO

Brasília esteve presente na ABAV EXPO, que aconteceu no mês de setembro, em Recife, onde a Setur/DF apresentou, junto a entidades locais, uma proposta para que a Capital Federal possa receber, em 2023, a ABAV SUMMIT, um modelo que irá possibilitar a promoção da cidade. 

A presidente do Brasília e Região Convention e Visitors Bureau (BRCVB), Claudia Maldonado, destacou a “necessidade de valorizar Brasília internamente, vendendo o destino de forma ampla, aproveitando as feiras e grandes eventos do segmento”. Outra demanda do segmento foi apresentada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (ABIH). Henrique Severien, que também lembrou a importância da revitalização dos setores hoteleiros Sul e Norte, sugeriu que a participação de Brasília em feiras internacionais aconteça em destinos que possuam voos diretos, "dessa forma facilita a execução de verba de promoção e uma eventual captação”.  

Brasília é reconhecida como terceiro pólo gastronômico do Brasil, por gastos com cartões em mesas de bares e restaurantes, de acordo com informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), devido à movimentação administrativa da capital. Mas, de acordo com o empresário Jael Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (SINDHOBAR), a cidade já pode atrair mais visitantes somente por sua culinária. “É preciso despertar o turismo de Brasília para a gastronomia, com uma grande mobilização dos empresários do segmento” destacou.

Na ocasião, o secretário William propôs ao colegiado mais dois encontros, ainda neste ano, para avaliação do Cronograma de Tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2023).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem