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Suporte independente auxilia em controle de estratégias de ERP e reduz custos associados em até 75%, segundo pesquisa

 Levantamento aponta que clientes SAP apostam em aplicativos on cloud para otimizar gerenciamento de fornecedores e concentrar recursos internos em inovação



A Rimini Street, Inc. (Nasdaq: RMNI), provedora global de produtos e serviços de software empresarial, líder na oferta de suporte independente para softwares Oracle e SAP e parceira Salesforce, disponibilizou o relatório da Valoir Research de 2022, que aponta benefícios da utilização de serviços de suporte independente. A pesquisa traz uma atualização sobre os planos de implementação de ERPs e enaltece a economia de 50% nas taxas de suporte a aplicativos em relação às taxas anuais de manutenção SAP e uma redução de até 75% nos custos totais de suporte interno de aplicativos com a utilização de suportes independentes e serviços em nuvem. 


O relatório ‘Maximizing SAP Value with Rimini Street’ ainda aponta que a SAP está posicionando o S/4HANA como um elemento importante das estratégias de transformação digital dos clientes. Estes, insatisfeitos com o prazo estipulado, recorreram ao suporte independente alegando que possuem tempo adequado para decidir qual deve ser sua estratégia de ERP de longo prazo, como deve ser implementada e quando. O estudo entrevistou clientes SAP-Rimini Street, divididos em quatro diferentes grupos, mas constatou que todos conseguiram obter controle do ciclo de vida de seus aplicativos SAP, reduzir riscos e maximizar os retornos de seus investimentos com o suporte independente, ao mesmo tempo em que obtiveram transformação digital e inovação. 


Outro benefícios identificados pela Valoir foram a capacidade de obter continuidade de negócios enquanto maximiza o valor de seu investimento em SAP e inovação em dispositivos móveis, análises, gerenciamento de capital humano (HCM) e outras áreas estimuladas pelo seu núcleo SAP. “Nossas relações com os clientes se tornaram mais estratégicas ao longo do tempo, à medida que as empresas se esforçam para gerar valor de ativos legados enquanto planejam e executam cuidadosamente para o futuro”, afirma Seth Ravin, CEO e presidente do conselho da Rimini Street. “A Valoir confirmou essa tendência nos relatórios de 2020 e 2022, quando entrevistou nossos consumidores. Também descobriu alguns tipos interessantes de clientes SAP que estão abordando o S/4HANA de maneira diferente”, finaliza.


A pesquisa dividiu clientes SAP-Rimini Street em quatro grupos, desde os ‘early adopters’ do S/4HANA, que usam a Rimini Street por sua experiência em SAP e ofertas de serviços, incluindo serviços de segurança e que gerenciam todo o portfólio SAP, incluindo aplicativos em nuvem, para otimizar a gestão de fornecedores e provedores de serviços e concentrar seus recursos internos na transformação digital e inovação, até os céticos, que possuem receios com o custo, e o risco de implementação de uma nova solução. No entanto, todos creem que o suporte independente facilita uma estratégia de ERP.

 

“Em 2022, os clientes SAP-Rimini Street compartilham algumas práticas. Eles migraram para o suporte independente para evitar custos de atualização, aumentar a produtividade e retenção da equipe”, relata Rebecca Wettemann, CEO e analista principal da Valoir Research. “Eles também recorrem a essa solução estrategicamente para que possam dedicar tempo e esforço adequados ao planejamento antes da mudança. Muitos deles decidiram aproveitar os serviços adicionais da Rimini Street para simplificar o gerenciamento de fornecedores e reduzir o tempo que sua equipe gasta na resolução de problemas que abrangem vários aplicativos ou vão além da área de cobertura da SAP.”


Relatório de 2020 definiu o cenário SAP-Rimini Street


A SAP parece ansiosa para substituir o ERP local tradicional por seu produto ERP na nuvem, também conhecido como S/4HANA. Como o ERP é um conjunto central de aplicativos corporativos que executam cargas de trabalho de missão crítica, ele não pode ser “extraído e substituído” por uma versão mais moderna do software, portanto, as empresas devem decidir se desejam migrar para o S/4HANA ou não, e, se eles fazem, como deve ser a estratégia de migração. Segundo observa o relatório de 2020, “uma mudança para o S/4HANA não é simplesmente uma atualização: é um novo esforço de implementação, com uma nova plataforma e banco de dados. A Valoir estima que o esforço de migração, além da interrupção dos negócios, custaria aos clientes - que atualmente pagam US$ 1 milhão ao ano em suporte e manutenção SAP - de US$ 15 a US$ 30 milhões para migrar e operar o S/4HANA.”


Dois clientes da Rimini Street entrevistados pela Valoir para o relatório de 2020 disseram que não acreditavam que o S/4HANA estivesse maduro o suficiente, porque não tinha a amplitude de recursos presentes no pacote ERP local. O terceiro disse que precisava melhorar seus processos e racionalizar a mudança para se preparar para “uma grande transformação”. Os clientes entrevistados para o relatório ofereceram três motivos distintos para usar o suporte independente: investimentos menores, aproveitamento dos investimentos SAP existentes para inovação, em vez de esperar que o S/4HANA ofereça, e a possibilidade de planejar uma mudança para o S/4HANA quando o produto estiver mais maduro. 

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