Em um almoço especial para celebrar o Natal, o Embaixador de Belarus no Brasil, Sergey Lukasevich recebeu embaixadores, embaixatrizes, jornalistas, amigos e diplomatas no dia 16 de dezembro. As esposas dos diplomatas e do embaixador, prepararam doces bielorrusos e fizeram um sorteio com itens vindos diretos do país para presentear os convidados.

Embaixador Lukasevich e esposa

Na abertura do evento houve uma belíssima apresentacão de piano com músicas natalinas de origem de seu país e proferiu um discurso para os convidados.

Embaixatrizes presentes no evento.

Caros amigos, as próximas férias de Natal também são uma ocasião para fazer um pequeno resumo do ano passado. 2022 foi um ano interessante, não só no Brasil com as eleições presidenciais, mas em todo o mundo.
O processo de construção de um novo mundo multipolar não foi bem recebido por todos os países do mundo, mas está ganhando impulso e estou feliz que meu país e os países aqui representados estejam tomando parte ativa na construção de um mundo novo e justo.
Como você sabe, agora é inverno em Belarus e está nevando e a temperatura é de 15 graus negativos. Mas isso não impediu que uma delegação de empresários brasileiros estivesse em Belarus e, apesar do frio, trabalhasse produtivamente para retomar o fornecimento de fertilizantes de potássio bielorrusso ao Brasil, que foram perturbados pela política de sanções daqueles que se agarram às abordagens coloniais e praticam sanções como uma ferramenta para suprimir a concorrência justa e o desenvolvimento de outros países. Tanto Belarus como o Brasil, assim como vários outros países amigos, são garantes de segurança alimentar para o mundo em desenvolvimento.
Precisamos uns dos outros, especialmente agora que vários países estão pressionando qualquer coisa que não se ajuste ao seu modelo colonial ou aos seus padrões de democracia sob vários pretextos.
O ano passado foi de grande preocupação para nós por causa da difícil situação ambiental em Belovezhskaya Pushcha, que é protegida pela UNESCO. Esta é uma floresta antiga que é a casa do maior animal da Europa, o bisão, e está em perigo de desaparecimento.
Devido à construção este ano de uma cerca na fronteira entre Polônia e Belarus, que separa a mencionada floresta, fauna e flora estão sendo destruídas, o bem-estar do clima está sendo perturbado e os animais estão morrendo. É uma posição estranha das organizações ambientais internacionais ignorar este problema, mas falar alto sobre a situação na Amazônia.
Apesar das dificuldades devido à pressão sobre Belarus, a taxa de desemprego em nosso país permanece baixa, em 3,9%, com inflação de 6,7% para o período de janeiro a outubro de 2022. Continuamos a viver e trabalhar pacificamente em benefício de nosso país e em cooperação com nossos parceiros tradicionais. Concluiu o Embaixador .


Fonte: Brasília in Foco