Está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 516/23, apresentado pela Mesa Diretora da Casa de Leis, que altera a Resolução n° 1.627, de 19 de outubro de 2017
Sessão ordinária híbrida - Foto: Maykon Cardoso.
A referida resolução institui a Comenda Nabyh Salum, que foi criada por projeto de lei de Helio de Sousa, em 2017, como forma de homenagear os médicos de Goiás. O nome da comenda honra um dos pioneiros da medicina goiana, o radiologista Nabyh Salum.
A proposição tem por objetivo adequar a Resolução nº 1.627, de 19 de outubro de 2017, que institui a Comenda Nabyh Salum ao Regimento Interno da Alego. Na justificativa da matéria, a Mesa Diretora pontua que, com a alteração, fica definido que a Comissão de Saúde da Assembleia ficará responsável pelos atos preparatórios e pela presidência da sessão solene de concessão da Comenda Nabyh Salum. Além disso, a adequação também se refere à nova denominação da Comissão de Saúde e Promoção Social da Casa de Leis, atualmente, Comissão de Saúde.
Nabyh Salum
O médico Nabyh Salum nasceu no estado de Minas Gerais, mas construiu a carreira em Goiás, sendo um dos médicos mais importantes do estado.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sociedade Goiana de Radiologia, Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), além de ter estado à frente da implantação da Unimed no estado e participado da construção da Associação Médica de Goiás (AMG), instituição da qual foi presidente por oito mandatos.
Doutor Nabyh Salum faleceu aos 83 anos no dia 30 de novembro de 2016.