No último sábado (29), o jornalista Toni Duarte tomou posse como Acadêmico da primeira cadeira de jornalismo criada pela ALACH (Academia Latino-Americana de Ciências Humanas), em Brasília. A solenidade ocorreu no Espaço da Corte, no Setor de Clubes da Vila Planalto e contou com a presença de diversas autoridades do mundo jurídico, político e cultural
A cadeira de jornalismo tem como patrono o proeminente jornalista e criminalista maranhense José Jámenes Ribeiro Calado, falecido em 3 de dezembro de 2008. Ao todo, serão nove Acadêmicos que assumirão cadeiras das mais diversas áreas das ciências jurídicas, humanas e sociais.
Toni Duarte é editor-chefe do RadarDF e atua como jornalista desde 1976. Com sua posse, a Academia Latino-Americana de Ciências Humanas passará a contar com 187 membros, liderados pelo presidente do Supremo Conselho Acadêmico Internacional, Raul Canal.
"É uma grande honra fazer parte desta instituição tão importante para as ciências humanas e, especialmente, para o jornalismo. Espero poder contribuir para a valorização da profissão e para o avanço do conhecimento em nossa área." - Toni Duarte, novo Acadêmico da ALACH.
Durante a cerimônia, a ALACH também homenageou 11 autoridades do mundo jurídico, político e cultural com a "Comenda Pedro Alves Cabral". A cantora sertaneja Paula Fernandes fez um show à parte para os convidados.
A Academia Latino-Americana de Ciências Humanas é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e promover as ciências humanas, jurídicas e sociais, além de estimular a produção de conhecimento nessas áreas. A criação da cadeira de jornalismo é um marco importante para a valorização da profissão e o reconhecimento do papel fundamental que os jornalistas exercem na sociedade.