BRB

Prevenção, proteção e segurança nas escolas são foco de evento no dia 16/05

 

Programa Escola Segura promove evento, presencial e online, para educadores a fim de prestar assistência e esclarecer principais dúvidas sobre a segurança integral nas escolas

O recente ataque a uma creche em Blumenau (SC) deixou famílias e escolas em estado de alerta. Desde então, prevenção, proteção e segurança são ações que se tornaram prioridades nas instituições de ensino de todo o território brasileiro.

O Programa Escola Segura (PES) atua nessas frentes desde 2021, em oito estados brasileiros, atendendo mais de 50 escolas parceiras e 20 mil alunos protegidos. À frente do programa está a Mestre em Educação e Especialista em Gestão de Riscos, nos segmentos educacional e securitário, Raphaela Lupion, cuja função destina-se à orientação profissional contínua para educadores, sobretudo, em momentos difíceis e de crise como este que vem assolando o país.  

Objetivando prestar assistência e esclarecer as principais dúvidas dos profissionais da educação de escolas públicas e privadas, o Programa Escola Segura realiza o evento "Prevenção e intervenção para a segurança integral na escola", no próximo dia 16 de maio, de forma presencial em Curitiba (PR) e, simultaneamente, online.


"As escolas devem ter cautela para enfrentar esse desafio, repensar situações e frentes de trabalho e traçar seus planos de continuidade", destaca Raphaela. Ela afirma que nem tudo depende ou se resolve com aporte financeiro, "também é preciso trabalhar a formação dos professores e temas importantes como bullying e inclusão", pontua a especialista. Afinal, cabe à escola manter a segurança física e emocional dos seus alunos.

Segurança integral e plano de ação

O evento vai contar com três especialistas com vasta atuação em prevenção e segurança escolar, que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências em planos de ação. "Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre os espaços físicos das escolas e abordar a função dos educadores em formar pessoas mais humanas para um futuro melhor", destaca Raphaela, idealizadora do Programa Escola Segura.

O Coronel David A. Pancotti, formado pela Escola de Oficiais da Polícia Militar, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gerência de Recursos Humanos, foi Chefe do Estado Maior e Comandante Geral da PMPR, fundador da Patrulha Escolar do Paraná, já vivenciou situações de crises em escolas, como também junto a adolescentes em conflitos com a lei. Durante sua explanação versará sobre como as equipes das escolas podem reforçar a segurança em suas instituições.


Já a Prof.ª Dra. Ângela Mendonça, Especialista em Direito Educacional e em Planejamento e Administração Pública, Chefe do Departamento de Defesa e Garantia dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Justiça Família e Trabalho, abordará questões referentes ao sistema de garantia de direitos que articulam e integram as instituições do poder público e da sociedade civil na promoção de mecanismos de defesa e controle dos direitos da criança e do adolescente.  

Para compor a equipe de palestrantes, a Dra. Beatriz de Oliveira Leite, Especialista em Direito Público, Promotora de Justiça da Educação de Curitiba, integrante do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação, Coordenadora da Comissão Permanente de Educação – COPEDUC, compartilhará sua experiência sobre o direito fundamental à educação de qualidade, elucidando o papel do Ministério Público, em relação às políticas públicas educacionais, envolvendo a segurança de crianças e adolescentes.

 

Programa Escola Segura

+ de 8 estados participantes

+ de 50 escolas parceiras 

+ de 20 mil alunos protegidos

 

Quais os pontos sensíveis de intervenção?

1 - Segurança armado nas escolas? 

2 - Revistar mochila dos alunos? 

3 - Valor adicional na mensalidade para contratação de segurança?

 

EVENTO: Prevenção e intervenção para a segurança integral na escola

Quando? 16/05/2023

Horário? das 19h às 20h45

Onde? Presencial: Auditório do Colégio Pe. João Bagozzi. Rua João Bettega, 15 - Portão, Curitiba (PR). O evento também será transmitido simultaneamente online. 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZGUadr18ttco-gV4ICZxFQnP7penRD4dLIgmq1MRCpblTYQ/viewform

 Instagram: @programaescolasegura_oficial

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem