Companhia pretende expandir atuação para três países, além da América Latina
Todas as empresas da indústria de base possuem um desafio em comum, independente do país: tornar o processo de produção mais eficiente. Com expertise no mercado, a Shape Digital, empresa provedora de serviços digitais com foco em manutenção preditiva para tal indústria, está investindo em expansão internacional, por meio da comercialização de suas soluções. Em seu plano de internacionalização, a companhia vê oportunidades na América Latina, Estados Unidos e Ásia.
A estratégia de expansão da Shape Digital está pautada pela compreensão de onde estão os principais mercados de mineração, papel e celulose, energia, óleo e gás, setores que a organização já oferece soluções de manutenção preditiva no Brasil. “Olhando para alguns mercados, é natural a expansão, pois são indústrias consolidadas em áreas que atuamos. O mercado asiático é muito forte no setor de energia, por exemplo, com investimentos em soluções de manutenção preditiva quatro vezes maior do que a América Latina. Eles possuem uma necessidade e nós temos a solução”, explica Henrique Domakoski, Vice-Presidente Global de Growth da companhia.
A empresa já realizou projetos na Austrália - maior produtora de lítio do mundo - e na América Latina, também muito forte em mineração. Nos Estados Unidos, a Shape Digital tem buscado alavancar as vendas no setor de óleo e gás, por já possuir amplo conhecimento da região pela atuação da estrutura da MODEC, idealizadora da empresa.
No continente asiático, Cingapura, onde a Shape Digital possui um escritório, servirá como base para atender os clientes de localidades próximas. “Nascemos da MODEC em parceria com a Mitsui - empresas com negócios mundiais. Sempre trabalhamos no desenvolvimento de soluções digitais que atendam empresas não apenas no Brasil, mas que sejam capazes de atender mercados globais, considerando suas características”, finaliza o executivo.
A Shape Digital possui uma extensa e consolidada biblioteca de modelos de dados e mais de 70 mil equipamentos monitorados, utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, para diagnosticar eventos operacionais, aumentar a segurança e sustentabilidade, otimizar a manutenção, trazer eficiência operacional e identificar oportunidades de melhoria e antecipação de problemas.