Ação faz
parte da campanha “Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando você do câncer de
mama”, que tem o intuito de alertar a sociedade sobre a importância do
diagnóstico precoce
A Praça
Tamandaré foi o local escolhido para o lançamento da campanha “Goiânia 90 anos
Sempre Rosa – Guardando você do câncer de mama”. Idealizado pela Sociedade
Brasileira de Mastologia - regional Goiás (SBM-GO),
com o apoio da Prefeitura de Goiânia, o evento marcou o início das ações
alusivas ao movimento Outubro Rosa, que tem o intuito de alertar a sociedade
sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce.
Durante a
solenidade, também foi inaugurado o túnel rosa, que abriga mais de 1.500
guarda-chuvas. O novo-cartão postal da
cidade, que conta com o apoio do Sicoob UniCentro Br e Unimed Goiânia, tem o
propósito de chamar a atenção da população sobre os riscos do câncer de mama e para
a importância da prevenção. Após a campanha, os guarda-chuvas serão doados à
população.
“Parabéns
pela ação que conseguiu embelezar ainda mais a nossa cidade com esse túnel de
guarda-chuvas. O Sicoob UniCentro Br e a Unimed Goiânia são duas cooperativas
que foram fundadas por médicos e são hoje, respectivamente, a maior instituição
financeira e o maior plano de saúde que têm sede na capital. Nada melhor que
juntarmos a responsabilidade social do cooperativismo, com a nossa vocação
natural para a área da saúde para apoiar um projeto tão importante para a nossa
sociedade”, pontuou o diretor-presidente da cooperativa de crédito, Diogo
Mafia.
O presidente
da Sociedade Brasileira de Mastologia -
regional Goiás (SBM-GO), Alexandre Marchiori, ressaltou a importância
da campanha e das parcerias para a realização do evento. “Hoje é o primeiro dia
de outubro e começamos com o pé direito trazendo à tona um assunto tão
importante que é o câncer de mama. Desde 2020, ele se tornou o câncer mais
prevalente do planeta. E Goiânia inaugurando esse cartão-postal, vai causar
admiração e incentivar o Brasil inteiro a realizar eventos como esse. Agradeço
a todos envolvidos nesse projeto”, explicou.
O prefeito de
Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou a importância de campanhas de conscientização
da população. “Com o programa Goiânia Sempre Rosa, que existe há dois anos,
conseguimos zerar a fila de biópsia na capital. Quando se faz a prevenção,
existe o cuidado mais perto da pessoa e, consequentemente, aumentam as
probabilidades de controle e cura da doença. O exemplo que eu trouxe aqui foi o
da minha mãe, que teve câncer de mama, mas que descobriu na prevenção e
conseguiu combatê-lo”.
Sobre o
lançamento do “Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando você do câncer de mama”
Durante o
evento, que também deu início às comemorações para o aniversário de Goiânia, foram
oferecidos serviços gratuitos da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, das
Ligas Acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade de Rio Verde (UniRV) e do
Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), além do apoio das marcas
Nutrevida, Via Nut e Açaí Ninja. Foi realizada ainda uma caminhada que contou
com a ‘escolta’ do grupo de motociclistas Ladies of Harley. Além da
apresentação do duelo de baterias entre as Atléticas Madrasta (Medicina/UFG) e
Caótica (Medicina/PUC).
Dados
Outubro Rosa
é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de
mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha,
celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a
conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de
diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de
mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em
desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos
novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa
cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023,
com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Para Goiás, a probabilidade
é de que sejam diagnosticados 1970 casos, e em Goiânia, 630.
Sobre
o Sicoob UniCentro Br
O Sicoob
UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo
de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior
rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31
anos, administra mais de 6,9 bilhões de ativos e conta com mais de 110 mil
cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.