Especialista em finanças afirma que a gestão das emoções é
essencial na hora de tomar decisões estratégicas para a empresa
Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico e
desafiador, a gestão eficaz das emoções se torna um fator crucial para o
sucesso sustentável dos negócios. Compreender e abraçar as emoções no ambiente
empresarial não apenas impulsiona a satisfação de funcionários e clientes, mas
também impacta diretamente a produtividade, a inovação e, por fim, o sucesso
financeiro das organizações.
Uma pesquisa,
realizada pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half no LinkedIn,
mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para
uma boa liderança, eleita por 49% dos 726 pesquisados. Segundo a especialista em finanças Bia
Machnick, nesse quesito reside o coração de toda empresa e define como são
tomadas as decisões.
“Todo empreendedor precisa se conhecer, uma vez que a gestão
das emoções desempenha um papel fundamental na capacidade de tomar decisões
estratégicas. Além disso, líderes emocionalmente inteligentes são mais
propensos a avaliar situações com clareza”, afirma a consultora.
A dica da especialista é buscar conhecimento sobre o tema.
Ela sugere começar pela leitura e indica o best-seller “Inteligência
Emocional”, de Daniel Goleman. “Para o autor, a verdadeira inteligência não tem
a ver com Quociente de Inteligência ou Q.I., e sim com persistência, controle
de impulsos, empatia e habilidades sociais”, enfatiza.
De posse do conhecimento técnico, a consultora recomenda a
prática dos temas com afinco. Um exemplo, segundo ela, é não dizer
"sim" quando deveria dizer "não", no caso de um desconto
solicitado pelo cliente, mas que o empresário ou trabalhador sabem que torna a
venda economicamente inviável.
“Se você erra no preço, compromete a receita da empresa.
Isso significa que a gestão das suas emoções pode estar ligada ao lucro!
Coloque tudo na ponta do lápis para saber onde está gastando e visualizar
despesas e datas de vencimento”, alerta Machnick.
O mundo dos negócios é inerentemente volátil e a capacidade
de lidar com a adversidade é essencial. Líderes e equipes emocionalmente
resilientes não apenas enfrentam desafios com determinação, mas também
transformam crises em oportunidades de aprendizado e crescimento.
“A inteligência emocional permite que as organizações não
apenas sobrevivam a tempos difíceis, mas também prosperem diante da incerteza”,
finaliza
A BM Finance Group
A BM Finance Group atua desde 2012 como protagonista na
formação de preços para escritórios de advocacia de todos os estados do Brasil.
A CEO Beatriz Machnick é autora de uma tríade de livros de gestão na área:
“Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática” (2020); “Valorização dos
Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão”
(2016); e “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de
Preços para Consultivo e Contencioso” (2014).Atualmente, a empresa tem a matriz
em Curitiba (PR) e duas filiais, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Nova
Iorque (EUA). Contatos com a BM Finance Group podem ser feitos pelo telefone
(41) 99192-4263 ou pelo site www.financasjuridicas.com.br.
*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em
Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e
fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença nos 26 estados do
Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade
dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e
Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da
Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e
Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).
Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.