Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I - Foto:; Alan Santos/PR |
Desde segunda-feira (13), quando houve o recorde na demanda de energia, produção via térmicas aumentou 63%.
As usinas térmicas no Brasil foram acionadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) devido ao aumento da demanda de energia no país. Geralmente, a ativação das térmicas ocorre quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo. A produção via essas usinas térmicas é mais cara e mais poluente.
Dados da ONS indicam que a produção das usinas térmicas rondava, em média, os 7 mil mega watts por dia. Entretanto, na segunda-feira (13), dia em que houve o recorde na demanda, a produção das térmicas começou a subir. Desde então, houve um aumento de 63%.
A sobrecarga no sistema tem causado problemas Brasil afora. O maior problema, segundo afirmou à TV Globo o especialista Tiago de Barros Correia, que foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é que, hoje, existe até um excesso de geração, mas que não consegue ser acomodado pelo sistema.
Em resposta à situação, a Aneel disse que mantém amplo diálogo com o Ministério de Minas e Energia, distribuidoras e prefeitos dos municípios atingidos. O objetivo é definir protocolos que podem melhorar as respostas aos eventos climáticos severos, aprimorando os planos de prevenção e redução de danos.
Tags:
# Foco Nacional