*Juliana Albanez
Se você vive no mundo empreendedor e corporativo, com certeza já passou pela situação de palestras apáticas e pensou: "Isso poderia ser um e-mail". Ou então, teve a sensação de que aquela apresentação excessivamente técnica e insossa só comunica com seus iguais, com seus semelhantes, ou seja, não expande e não atinge toda audiência da sala ou reunião. Obviamente, as consequências desse tipo de palestra ficam evidentes na falta de empatia, de escuta, de conexão e de mensagem que não é muito clara a todos.
Mas como um speaker pode melhorar apresentações corporativas por meio de técnicas de comunicação? Bem, para começar toda apresentação corporativa ou palestra deve ter:
Abertura de destaque: não comece mais do mesmo. Elabore
slides de qualidade, sem muitas imagens e textos pequenos. A ideia é imprimir o
DNA do assunto logo na chamada. E sua entrada e performance como speaker deve
estar em sintonia, em conexão com o tema.
Quebra gelo: não entre direto ao tema com a audiência fria e
ainda com pouca conexão. Procure algo em comum, uma coincidência, um fato
interessante com a audiência. Quebre a rigidez dos primeiros minutos com leveza
e presença.
Propósito: qual o propósito com sua comunicação? Qual o seu
objetivo maior? O que promete entregar? Um bom juramento é simples, cabe em uma
manchete de jornal. Steve Jobs era o grande mestre dessa técnica e em cada
apresentação ou palestra seu objetivo era muito claro e cabia em um tweet.
História: ilustre seu tema principal com uma boa história,
algo capaz de envolver seu time. Deixe sua audiência viajar com você nos
desdobramentos daquela história que tem tudo a ver com seu tema principal.
Conteúdo: que problema você resolve? É hora de entregar
profundidade. Dados, números e fatos que têm conexão com toda sua apresentação
darão base à sua argumentação, aumentando sua autoridade no assunto.
Método: o que sua plateia, time e audiência precisam fazer
para visualizar e chegar à conclusão que você verbalizou em seu propósito?
Elabore um bom passo a passo para engajar e facilitar o entendimento de sua
audiência.
Grande Final: evite frases batidas e que diminuem sua
autoridade como: "então, é isso pessoal" ou "meu tempo acabou,
desculpe". Esse tipo de encerramento só enfraquece a sua fala. Encerre com
uma mensagem final, com música e com presença de palco! Abrace toda sua
audiência com o olhar, retome a sua mensagem principal e esteja engajado para
engajar a sua audiência por meio de técnicas da oratória.
Com um passo a passo em sua comunicação em apresentações, um
speaker tem a capacidade de ampliar com mais clareza seus objetivos, metas e
engajar sua audiência, aplicando uma das habilidades mais solicitadas no mundo
corporativo hoje.
*Juliana Albanez
(@jualbanez) Jornalista, escritora,
palestrante do Realize Business, consultora de empresas na Europa e
especialista na formação de speakers.
Sobre o Realize Business: O método criado na Alemanha, tem o
desafio de solucionar uma dor do empreendedor brasileiro no exterior: saber
vender o seu produto ou serviço. O treinamento de vendas, desenvolvido pelas
consultoras financeiras Marcia Belmiro, de processos Luciana Girard e de
comunicação e vendas Juliana Albanez, circula a Europa e vem contribuindo para
escalar os negócios na Alemanha, Suíça, Inglaterra e Portugal. A metodologia
prática proporciona uma aplicação imediata e ganhos em escala, com segurança e
controle.