Ferramenta se consolida como opção poderosa para a divulgação de produtos e serviços
Um dos desafios de
empresas e marcas atualmente é se destacar nesse verdadeiro mar de informações.
Os podcasts surgem como opção para contar histórias, educar e envolver os ouvintes de maneira mais profunda por meio de conteúdo de
alta qualidade e de fácil acesso.
Segundo relatório Data
Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo,
42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos são brasileiros. E, claro, isso já foi
identificado pelas marcas e, também, patrocinadores. Para se ter uma ideia, de
janeiro a setembro do mesmo ano, houve um aumento de 36% na produção de
conteúdo e de 28% no consumo de conteúdo, se comparado com o mesmo período de
2022.
Além dos podcasts, programas de
áudio sob demanda veiculados em plataformas streaming, a diversidade do
material aí permite a realização de videocasts, a versão com vídeo que abre a
possibilidade de publicação no Youtube, a maior rede social do mundo.
Conforme a jornalista Silvana
Piñeiro, mestre em Estudos Políticos e Marketing e CEO da agência Smartcom Inteligência em
Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e
escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única
de alcançar um público altamente qualificado de forma autêntica e incentivando a
fidelização.
“Um dos principais
benefícios dos podcasts corporativos é a capacidade de
construir uma relação de confiança com os ouvintes. Ao criar conteúdo relevante
e interessante, as marcas se posicionam como autoridades em seu setor, e estabelecem conexões emocionais com seu público-alvo, que passa a consumir
os seus principais diferenciais: o conhecimento e experiência. Isso não só aumenta a identificação com a marca, mas também fideliza a longo prazo e
contribui para que a força de vendas aumente os seus resultados”, explica a comunicadora.
Além disso, os podcasts
oferecem uma plataforma flexível para a aplicação da narrativa de histórias, o chamado storytelling. É possível compartilhar casos de
sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor – que podem ser os
próximos clientes -, insights exclusivos sobre seus produtos e serviços e muito mais.
“Indicados,
principalmente, para negócios BtoB e prestadores de serviço, o tom de voz envolvente permite
comunicar
a mensagem de uma
maneira detalhada e autêntica, além de promover uma verdadeira experiência do
conhecimento, destacando sua proposta de valor única”, destaca a CEO.
Outro ponto forte dos
podcasts é sua acessibilidade e conveniência, uma vez que os ouvintes
sintonizam os episódios de qualquer dispositivo,
em seus próprios
horários, seja durante o deslocamento diário, durante o exercício físico ou em
casa. Isso significa alcançar seu público-alvo em momentos-chave, quando estão
mais receptivos a ouvirem a sua mensagem.
Conforme a especialista em
comunicação para negócios, aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts devem investir na produção de
conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio de suas redes sociais, por
exemplo, inclusive com possibilidade de monetização dos programas.
“A força de um conteúdo de qualidade e com
relevância estabelece um primeiro contato de valor e, a partir daí, constrói relacionamentos
significativos, aumentar a credibilidade da marca e impulsiona o
crescimento do negócio”, finaliza.
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360°
com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no
exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa,
design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e
externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de
comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa
e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da
indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre
outros.