Uma
precificação inadequada pode levar a problemas financeiros e até inviabilizar o
negócio
Acontece com empreendedores
das mais diversas áreas. Eles têm um produto ou serviço de excelente qualidade,
mas não sabem colocar preço. Saber precificar adequadamente um produto ou
serviço é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Envolve uma
compreensão profunda do mercado, dos clientes e do próprio produto ou serviço,
bem como a capacidade de adaptar-se às mudanças no ambiente empresarial. Ao
dominar essa habilidade, você pode não apenas aumentar os lucros, mas também
construir uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade a longo
prazo.
Segundo Luciana Girard,
especialista em educação financeira, que faz mentoria de gestão empresarial
para pequenas empresas na Suíça e no Brasil e integra o time de consultoras do
treinamento Realize Bussiness, no cálculo para definir um preço não deve
aparecer apenas o valor que você gasta para produzir ou comprar o produto.
“Para que não tenha
prejuízos, você também precisa incluir na conta todos os gastos, despesas e
processos relacionados ao valor investido, para que seu produto ou serviço
chegue até o consumidor”, alerta a especialista.
Os principais erros, de
acordo com a consultora são: montar o seu preço apenas sob o ponto de vista
financeiro, sem fazer a pesquisa de mercado; copiar o preço do concorrente; não
evidenciar valor (por que seu cliente precisa) do seu produto ou serviço; achar
que preço de venda tem sempre que ter 100% de lucro; esquecer de colocar as
despesas com a venda e não saber quem é seu público alvo.
Segundo ela, para a
formação de preço de venda, precisamos somar três fatores que influenciam na
precificação de um produto: custos, despesas e margem de lucro.
Em relação aos custos,
por exemplo, existem os custos fixos que envolvem compra de matéria-prima,
salário dos funcionários da produção e, se for o caso, até conta de luz para
manter as máquinas funcionando. E os custos variáveis, como mão de obra extra,
reembolso de despesas, comissão de vendas e manutenção de máquinas.
“É importante incluir na
conta custos com todo o valor investido durante o processo de produção e
acompanhar os custos variáveis para fazer os ajustes. Por exemplo: se uma
matéria-prima aumentar de preço, você poderá ajustar o preço de venda para
cobrir esse aumento, exemplifica Girard.
A margem de lucro é a
porcentagem de lucro que você irá obter por meio da venda do produto, tirando
os custos e as despesas.
“Por isso a importância
de sempre avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e
sempre focar em uma gestão e controle financeiro eficiente”, alerta a
consultora.
Sobre o
Realize Business: O método criado na Alemanha, tem o desafio de
solucionar uma dor do empreendedor brasileiro no exterior: saber vender o seu
produto ou serviço. O treinamento de vendas, desenvolvido pelas consultoras
financeiras Marcia Belmiro, de processos Luciana Girard e de comunicação e
vendas Juliana Albanez, circula a Europa e vem contribuindo para escalar os
negócios na Alemanha, Suíça, Inglaterra e Portugal. A metodologia prática
proporciona uma aplicação imediata e ganhos em escala, com segurança e
controle.