Pesquisa encomendada pelo Microsoft aponta que 90% dos gestores
consultados buscam aplicar a IA atualmente
Os produtos e serviços que adotam a Inteligência Artificial (IA) ganham espaço nos negócios e a competitividade nos segmentos de tecnologia tem se mostrado um desafio para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil. Publicado neste ano, um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação revela que 90% dos gestores consultados buscam aplicar a IA atualmente – proporção que é menor entre as microempresas (70%) e mais alta entre as nativas digitais (98%).
A 4ª edição da pesquisa IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências,
desafios e oportunidades realizou 300
entrevistas online com autodeclarados líderes de MPMEs em dezembro de 2023. O
levantamento confirmou a IA como a tendência dominante em tecnologia no
momento.
Diferencial competitivo
“Vejo a aplicação de IA generativa [usada para criar novos conteúdos, como imagens, textos, áudios, vídeos e músicas] no ambiente corporativo como um caminho sem volta. As empresas que saírem na frente no uso responsável e estratégico dessas tecnologias terão uma vantagem competitiva enorme”, avalia Rafael Viana, Chief Product Officer da Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil.
Segundo o executivo, a Agilize se destaca
no atendimento a empresas de tecnologia, incluindo aquelas com foco em IA, por
ser uma empresa nativa digital que coloca a inovação tecnológica no centro da
estratégia. “Nós não apenas utilizamos tecnologias de ponta, mas investimos
fortemente no desenvolvimento de soluções proprietárias de IA para agregar
ainda mais valor aos nossos clientes”, afirma.
Processos internos
A adoção da IA vai além das interfaces para o atendimento dos usuários finais. De modo mais específico, ela está presente em diversos procedimentos estruturais das empresas para oferecer o melhor resultado. Segundo a pesquisa encomendada pela Microsoft, 94% das empresas consideram que o impacto da IA na produtividade da empresa é positivo.
Ao todo, estes porcentuais de gestores consideram que essa tecnologia contribui positivamente na empresa para:
- 91% na qualidade do trabalho
- 90% na satisfação do cliente
- 88% na motivação e engajamento dos funcionários
Além disso, os líderes avaliam que um dos impactos da IA foi um incremento médio de 48% na produtividade das companhias.
“Incorporamos a IA nos nossos processos internos para automatizar
tarefas repetitivas, permitindo que nossos colaboradores se dediquem a
atividades mais estratégicas e que requeiram análise humana. Esses são apenas
alguns exemplos de como a IA permeia o nosso negócio de ponta a ponta”,
salienta Rafael Viana, Chief Product Officer da Agilize.
Dicas para negócios de tecnologia crescerem
O executivo da Agilize também aborda algumas dicas para que as empresas do ramo de tecnologia possam
se consolidar e crescer em um ambiente de competição intensa e com aplicação de
recursos de IA:
1. Foco no produto e nos clientes
Com a velocidade da inovação tecnológica, é fácil se perder em meio a
inúmeras oportunidades e acabar negligenciando o core business. As empresas de
maior sucesso são as que entendem profundamente o problema que estão resolvendo
e mantêm uma obsessão saudável pela satisfação dos seus usuários.
2. Investimento contínuo em pessoas e cultura
Em empresas de tecnologia, o capital humano representa o principal ativo. É fundamental atrair e reter os melhores talentos, o que exige não apenas bons pacotes de remuneração e benefícios, mas principalmente uma cultura organizacional atraente, com propósito, desafios estimulantes e oportunidades de desenvolvimento.
3. Eficiência na gestão financeira e administrativa
Muitas empresas de tecnologia, por terem um modelo de negócio escalável, acabam negligenciando aspectos básicos de controle financeiro, o que pode comprometer a saúde do negócio no longo prazo. Tenha processos bem estruturados de contabilidade, planejamento tributário e gestão de fluxo de caixa, entre outros.
Por fim, o executivo da Agilize pontua que a empresa não enxerga a IA como um modismo, mas como um fator relevante para a capacidade de crescer e atender cada vez melhor nossos clientes. “Estamos comprometidos em estar sempre na vanguarda da aplicação de IA no nosso setor, desenvolvendo soluções proprietárias e inovando continuamente”, reforça.
De acordo com Rafael Viana, a excelência operacional e a qualidade do
serviço serão cada vez mais determinadas pela capacidade dos negócios de
utilizar a IA generativa de forma inteligente e a Agilize está preparada para
ser protagonista nesse cenário.