BRB

Estudo realizado pela Blink em parceria com a UFMG mostra o impacto das micotoxinas no rendimento das granjas de suínos

 




Dieta com adição de aditivos antimicotoxinas apresentaram desempenho animal similar ao grupo controle não contaminado, afirmando a eficácia do produto



A Blink, empresa reconhecida por sua tecnologia avançada e inovação no mercado de nutrição animal, realizou um estudo com o objetivo de investigar o efeito dos adsorventes de micotoxinas em dietas para leitões. A pesquisa, realizada pelo Prof. Dr. Bruno Silva - pesquisador na área de exigências nutricionais e ambiência de suínos e coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos da Universidade Federal de Minas Gerais (NEPSUI/ UFMG) - foi motivada pela necessidade de abordar um dos maiores fatores que impactam negativamente o sistema de produção de suínos: as micotoxinas. 


Entender como estas micotoxinas afetam a fisiologia e o metabolismo dos animais é crucial para desenvolver soluções tecnológicas eficazes para seu controle e a suplementação com aditivos adsorventes de micotoxinas nas dietas dos animais surge como uma alternativa promissora.


Leitões, especificamente, são uma categoria altamente desafiada, especialmente durante o período de desmame e fase de creche, onde a mudança brusca aumenta o nível de estresse dos animais devido às mudanças metabólicas, comportamentais e sociais, o que os torna mais vulneráveis aos efeitos das micotoxinas. 


A pesquisa 

De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, os resultados principais se concentraram na proteção metabólica proporcionada pelos adsorventes de micotoxinas, com destaque para a mitigação dos danos oxidativos nos animais. “As micotoxinas são conhecidas por aumentar o dano oxidativo, o que afeta negativamente a permeabilidade da membrana gastrointestinal. Isso torna os animais mais suscetíveis a desafios entéricos e compromete a resposta imunológica, podendo até levar à imunossupressão”, informa Bruno.


Além disso, os danos oxidativos causados pelas micotoxinas podem interferir no metabolismo dos suínos, inclusive inibindo a eficácia de vacinas essenciais para a manutenção da saúde animal. “O estudo revelou que os animais desafiados com micotoxinas apresentaram pior desempenho, eficiência de crescimento e resposta adaptativa, especialmente no período pós-desmame”, afirma.


Para ele, a descoberta mais significativa foi a eficácia do produto utilizado no estudo, o antimicotoxinas Blink Mycolink® P. “Os animais que tiveram aditivos adicionados a sua dieta mostraram desempenho praticamente igual ao grupo controle, que não foi contaminado com micotoxinas. Esses resultados indicam que o uso de adsorventes de micotoxinas é uma estratégia eficaz para proteger a saúde e o rendimento dos suínos, mesmo em condições de contaminação”, relata o professor.


Importância Prática

Para Bruno, a relevância prática dos resultados obtidos no estudo é extremamente significativa para a indústria suína. “As micotoxinas têm um impacto econômico devastador em sistemas de produção ao redor do mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, as perdas anuais associadas a aflatoxinas presentes no milho podem atingir cerca de 225 milhões de dólares. Por outro lado, as perdas associadas com DON podem chegar a 655 milhões de dólares anuais. Na Ásia, as aflatoxinas podem resultar em perdas produtivas de aproximadamente 900 milhões de dólares anuais”, explica.


Esses números ilustram o forte impacto econômico das micotoxinas nos sistemas de produção suína. “A utilização de adsorventes resulta em melhor desempenho dos suínos, maior eficiência de crescimento e adaptação. Esses fatores, combinados, contribuem para um aumento na eficiência produtiva e, consequentemente, um maior retorno econômico para os produtores”, aponta.


Impacto do Mycolink® P

As principais vantagens da inclusão do Blink Mycolink® P, na dieta de leitões, residem na melhoria do desempenho geral e na otimização do status redox dos animais. As micotoxinas promovem um quadro de estresse oxidativo sistêmico, que afeta negativamente a integridade gastrointestinal e a resposta imunológica dos suínos, induzindo uma resposta imunossupressora. Esse estresse oxidativo compromete o desempenho e a eficiência de crescimento dos animais.


O Mycolink® P desempenha um papel crucial na inibição da ação das micotoxinas, oferecendo uma abordagem eficaz para proteger os leitões dos efeitos nocivos das micotoxinas, melhorando o status redox, protegendo a integridade intestinal, otimizando o desempenho e a eficiência de crescimento, e fortalecendo a resposta imunológica. Esses benefícios são essenciais para a sustentabilidade e a rentabilidade da produção suína”, informa o professor.


Assim, a Blink, por meio do Mycolink® P, oferece uma solução eficaz para enfrentar esses desafios, promovendo a saúde e o desempenho dos animais e, consequentemente, a eficiência econômica da indústria suína.


Sobre a Blink

A Blink Bioscience nasceu com a ousadia de auxiliar a resolver um dos maiores desafios para o futuro: alimentar uma população de crescimento constante - que espera 9 bilhões de habitantes em 2050 - sem esgotar os recursos naturais de nosso planeta. 


Alinhando sua essência com o conceito de "Natureza da Ciência" (NOS), que destaca a busca contínua por conhecimento e a compreensão dinâmica do mundo natural, a companhia atua edificada nos pilares alta tecnologia, sustentabilidade e inovação constante, entregando para o mercado de alimentação animal uma nutrição segura e eficiente, com respeito ao meio ambiente. 


Com soluções que contam com biotecnologia de ponta e uma relação simbiótica com o meio ambiente para que animais, seres humanos e natureza evoluam em sinergia, a Blink preza por uma abordagem que reflete a interconexão entre os elementos da ciência, o desenvolvimento da nutrição como ferramenta para a melhoria do desempenho, saúde e bem-estar animal e a importância de trabalhar em harmonia com a natureza, um princípio central da NOS.


Em seu complexo industrial, a Blink Bioscience conta com colaboradores de vanguarda empenhados em transformar o conhecimento em solução, por meio dos suplementos orgânicos para nutrição animal, oferecendo produtos de qualidade, que levam os melhores benefícios para os animais, como aditivos antimicotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, leveduras e blends.


Dessa forma, a Blink Bioscience não apenas atende às demandas do mercado, mas também adota os princípios para impulsionar a biotecnologia, promover a sustentabilidade e contribuir para um futuro onde ciência e natureza coexistem em equilíbrio.


Crédito da foto: Budimir Jevtic / shutterstock

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem