Pesquisa encomendada pelo Microsoft aponta que 90% dos gestores consultados buscam aplicar a IA atualmente
Os
produtos e serviços que adotam a Inteligência Artificial (IA) ganham espaço nos
negócios e a competitividade nos segmentos de tecnologia tem se mostrado um
desafio para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil. Publicado
neste ano, um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação
revela que 90% dos gestores consultados buscam aplicar a IA atualmente –
proporção que é menor entre as microempresas (70%) e mais alta entre as nativas
digitais (98%).
A 4ª
edição da pesquisa IA em micro, pequenas
e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades realizou 300 entrevistas online
com autodeclarados líderes de MPMEs em dezembro de 2023. O levantamento
confirmou a IA como a tendência dominante em tecnologia no momento.
Diferencial
competitivo
Nesse
contexto, a IA representa um diferencial competitivo e exige dos negócios o
aprofundamento em assuntos como custo-benefício para implementações,
investimentos, capacitação de pessoas e cibersegurança, entre outros
aspectos. Iniciativas que ampliam a satisfação dos consumidores incluem a
adoção de robôs automatizados em estabelecimentos e a evolução nas ferramentas
de atendimento (tipo os chatbots).
Por outro
lado, existem os obstáculos ao pleno aproveitamento das inovações no segmento,
a exemplo do analfabetismo digital e da resistência à mudança. De modo, os
estudos e os eventos para capacitação são um caminho essencial para difundir a
transformação digital nas empresas.
“Vejo a
aplicação de IA generativa [usada para criar novos conteúdos, como imagens,
textos, áudios, vídeos e músicas] no ambiente corporativo como um caminho sem
volta. As empresas que saírem na frente no uso responsável e estratégico dessas
tecnologias terão uma vantagem competitiva enorme”, avalia Rafael Viana, Chief
Product Officer da Agilize, a primeira contabilidade online
do Brasil.
Segundo o
executivo, a Agilize se destaca no atendimento a
empresas de tecnologia, incluindo aquelas com foco em IA, por ser uma empresa
nativa digital que coloca a inovação tecnológica no centro da estratégia. “Nós
não apenas utilizamos tecnologias de ponta, mas investimos fortemente no
desenvolvimento de soluções proprietárias de IA para agregar ainda mais valor
aos nossos clientes”, afirma.
“Alguns
exemplos concretos são o nosso sistema de atendimento ao cliente com IA, que
oferece respostas rápidas e precisas em primeira instância, reduzindo o volume
de demandas para a equipe humana e melhorando a experiência do usuário. Temos
também o sistema de conciliação automática baseado em IA, que elimina mais de
90% do trabalho manual dos nossos clientes no processo de importação e
conciliação dos lançamentos financeiros”, acrescenta Rafael Viana.
O
executivo celebra o volume crescente nos atendimentos a negócios voltados à
evolução tecnológica. “Atendemos milhares de empresas de tecnologia de diversos
portes, que encontram na Agilize um parceiro que realmente entende as suas
necessidades e oferece soluções sob medida. Nossa carteira de clientes nesse
segmento cresce a taxas aceleradas ano após ano”, diz.
Processos
internos
A adoção
da IA vai além das interfaces para o atendimento dos usuários finais. De modo
mais específico, ela está presente em diversos procedimentos estruturais das
empresas para oferecer o melhor resultado. Segundo a pesquisa encomendada pela
Microsoft, 94% das empresas consideram que o impacto da IA na produtividade da
empresa é positivo.
Ao todo,
estes porcentuais de gestores consideram que essa tecnologia contribui
positivamente na empresa para:
- 91% na
qualidade do trabalho
- 90% na
satisfação do cliente
- 88% na
motivação e engajamento dos funcionários
Além
disso, os líderes avaliam que um dos impactos da IA foi um incremento médio de
48% na produtividade das companhias.
“Incorporamos
a IA nos nossos processos internos para automatizar tarefas repetitivas,
permitindo que nossos colaboradores se dediquem a atividades mais estratégicas
e que requeiram análise humana. Esses são apenas alguns exemplos de como a IA
permeia o nosso negócio de ponta a ponta”, salienta Rafael Viana, Chief Product
Officer da Agilize.
O Chief
Product Officer ressalta que a empresa apresenta um portfólio de serviços
pensados especificamente para atender às necessidades de empresas de tecnologia
e dos seus sócios. “Em complemento aos serviços tradicionais de contabilidade,
folha de pagamento e gestão financeira, oferecemos consultoria especializada
para tópicos relevantes para esse segmento, como enquadramentos tributários
específicos para TI, equity compensation [como stock options] e valuation,
entre outros.
De acordo
com Rafael Viana, o objetivo é ser um one-stop shop (negócio que oferece
múltiplos produtos/serviços em um mesmo lugar) para cuidar da parte
administrativa de forma eficiente, de maneira que os empreendedores possam se
dedicar inteiramente ao core business e às atividades que realmente agregam
valor.
Dicas
para negócios de tecnologia crescerem
O
executivo da Agilize também aborda algumas dicas para que que as empresas do
ramo de tecnologia possam se consolidar e crescer em um ambiente de competição
intensa e com aplicação de recursos de IA:
- Foco no produto e nos
clientes
Com a
velocidade da inovação tecnológica, é fácil se perder em meio a inúmeras
oportunidades e acabar negligenciando o core business. As empresas de maior
sucesso são as que entendem profundamente o problema que estão resolvendo e
mantêm uma obsessão saudável pela satisfação dos seus usuários.
- Investimento contínuo em
pessoas e cultura
Em
empresas de tecnologia, o capital humano representa o principal ativo. É
fundamental atrair e reter os melhores talentos, o que exige não apenas bons
pacotes de remuneração e benefícios, mas principalmente uma cultura
organizacional atraente, com propósito, desafios estimulantes e oportunidades
de desenvolvimento.
- Eficiência na gestão
financeira e administrativa
Muitas
empresas de tecnologia, por terem um modelo de negócio escalável, acabam
negligenciando aspectos básicos de controle financeiro, o que pode comprometer
a saúde do negócio no longo prazo. Tenha processos bem estruturados de
contabilidade, planejamento tributário e gestão de fluxo de caixa, entre
outros.
Por fim,
o executivo da Agilize pontua que a empresa não enxerga a IA como um modismo,
mas como um fator relevante para a capacidade de crescer e atender cada vez
melhor nossos clientes. “Estamos comprometidos em estar sempre na vanguarda da
aplicação de IA no nosso setor, desenvolvendo soluções proprietárias e inovando
continuamente”, reforça.
De acordo
com Rafael Viana, a excelência operacional e a qualidade do serviço serão cada
vez mais determinadas pela capacidade dos negócios de utilizar a IA generativa
de forma inteligente e a Agilize está preparada para ser protagonista nesse
cenário.