Consolidado no cenário nacional de mega festivais, o CMW registrou aumento de investimentos, em edição que marca virada de chave
O Capital Moto Week (CMW) encerra a edição 2024 com a participação de mais de 792 mil pessoas e 342 mil motos, que transformaram o Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, numa verdadeira Cidade da Moto. Além de um festival de rock de verdade, com mais de 110 shows nos 10 dias de programação, o maior festival de motos e rock da América Latina provou ser uma poderosa plataforma de negócios. Conectou grandes marcas e players do Brasil e do mundo a um público apaixonado e qualificado por meio de múltiplas experiências, ativações, música e entretenimento de alta qualidade.
Pedro Franco, CEO do festival, celebra o grande feito em 2024 e comenta a aposta crescente no entretenimento e negócios gerados no festival: "É uma missão ousada, mas igualmente gratificante estar à frente do CMW. Estamos muito satisfeitos com esta edição. Muito mais que um festival de motos e rock, o Capital Moto Week é um espaço de vivências e encontros, aberto a todas as pessoas e famílias, com atividades culturais, sustentáveis e inclusivas". Ele comenta a honra de ter recebido Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Massacration, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Fernanda Abreu e Blitz no palco do CMW e, para quem ainda não viveu essa experiência, indica: "É realmente só vendo, só vindo. Agora em 2025".
Na contramão do mercado de entretenimento, que tem experimentado uma queda de 20% do consumo nos eventos e festivais, o CMW registrou aumento no consumo de alimentos e bebidas de 24% em relação à edição comemorativa de 20 anos, no ano passado. Na visão do CEO, essa curva resulta do recorde de investimento para sua realização: foram R$ 20 milhões, um incremento de 20%. "Esse aumento é impulsionado, principalmente, pelos patrocinadores, que chegaram a investir 200% a mais". Foi possível então aprimorar a estrutura e conteúdos, garantindo um espetáculo ainda mais grandioso para o público e mais estratégico para parceiros.
"Nossa meta não é sermos o maior festival do mundo, mas sim o melhor! Para isso, buscamos fazer mais e surpreender a cada edição. Não abrimos mão da curadoria e de loucuras qualificadas!", frisa Franco. Os patrocinadores Financeira BRB, Honda, Pro Honda, LS2, Michelin, Pepsi, Spaten, Suhai, Podium, Claro, HPlus e Globo ofereceram ativações customizadas ao público. Atrações como roda gigante, tirolesa, booster, bungee jump e áreas temáticas assinadas enriqueceram a experiência e a realização de um festival nos mais elevados padrões internacionais.
Motores da Economia
Além dessas marcas, as principais empresas do ramo motociclístico estiveram no festival. Bajaj, Bieffe, BMW Motorrad, Ducati, Triumph, Peels e X11 são algumas das que também participaram do CMW. "Oferecemos uma experiência completa para os amantes das duas, três e até quatro rodas, reunindo as principais marcas do segmento na Cidade da Moto", explica. Cada uma delas, com espaços dentro do complexo de 320 mil m², trouxe produtos e novidades ao público. Além dos muros do festival, as possibilidades econômicas promovidas pelo CMW invadiram a economia do Distrito Federal. Do público total, cerca de 150 mil são turistas de outros estados e até de outros países. A estimativa é que o festival tenha injetado R$ 62 milhões na economia local, fora do complexo.
Maior Passeio Motociclístico do mundo
O último dia do Capital Moto Week (27), coincidiu com o Dia do Motociclista e, para celebrar a data, anualmente, acontece o maior passeio motociclístico a céu aberto do mundo. Em 2024, 42 mil motos saíram do complexo do festival e invadiram as avenidas de Brasília, passando pelos principais pontos turísticos em trajeto de 60 Km. "A cidade recebe de braços abertos todo nosso público, que vem de outros estados e países e que tem a oportunidade de conhecer Brasília sob uma ótica diferente, sob duas rodas", afirma Pedro Franco.
A expansão do Capital Moto Week para fora da Cidade da Moto atingiu um nível muito além do regional em 2024. A parceria com a Rede Globo, que cresceu gradualmente, contribuiu para alavancar ainda mais o festival. No DF, os principais shows são transmitidos ao vivo pela emissora e pelo portal G1. O maior festival de motos e rock vai ganhar as telas de todo Brasil no dia 4 de agosto após o Fantástico, quando será exibido um especial com os melhores momentos do festival, que teve a participação de Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Massacration, Sepultura, Detonautas, Call The Police, além dos já citados, Fernanda Abreu e Blitz.
Moto Week também é impacto social
Mesmo com todos esses números, que elevam o potencial do festival, a organização traz a mesma relevância para as ações sociais e ambientais. De 22 a 24 de julho, a arena de shows deu lugar à Vila do Bem, que levou serviços de saúde, beleza, vacinação, atividades culturais, educativas e profissionalizantes para mais de 2 mil pessoas. Nesses três dias, foram 5.252 atendimentos destinados ao público e às instituições filantrópicas do Distrito Federal e do entorno.
No pilar sustentabilidade, entre outras 90 ações, um centro de triagem foi instalado dentro do complexo CMW. Ali começa a separação dos materiais gerados no festival, que só termina com a desmontagem concluída. A preocupação constante garantiu ao festival, a certificação pelo segundo ano consecutivo com selo Lixo Zero, pela Zero Waste International Alliance. Além disso, o CMW conta com o ISO 20.121, sendo um dos únicos festivais de grande porte no mundo a ter os dois reconhecimentos.
O Capital Moto Week (CMW) encerra a edição 2024 com a participação de mais de 792 mil pessoas e 342 mil motos, que transformaram o Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, numa verdadeira Cidade da Moto. Além de um festival de rock de verdade, com mais de 110 shows nos 10 dias de programação, o maior festival de motos e rock da América Latina provou ser uma poderosa plataforma de negócios. Conectou grandes marcas e players do Brasil e do mundo a um público apaixonado e qualificado por meio de múltiplas experiências, ativações, música e entretenimento de alta qualidade.
Pedro Franco, CEO do festival, celebra o grande feito em 2024 e comenta a aposta crescente no entretenimento e negócios gerados no festival: "É uma missão ousada, mas igualmente gratificante estar à frente do CMW. Estamos muito satisfeitos com esta edição. Muito mais que um festival de motos e rock, o Capital Moto Week é um espaço de vivências e encontros, aberto a todas as pessoas e famílias, com atividades culturais, sustentáveis e inclusivas". Ele comenta a honra de ter recebido Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Massacration, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Fernanda Abreu e Blitz no palco do CMW e, para quem ainda não viveu essa experiência, indica: "É realmente só vendo, só vindo. Agora em 2025".
Na contramão do mercado de entretenimento, que tem experimentado uma queda de 20% do consumo nos eventos e festivais, o CMW registrou aumento no consumo de alimentos e bebidas de 24% em relação à edição comemorativa de 20 anos, no ano passado. Na visão do CEO, essa curva resulta do recorde de investimento para sua realização: foram R$ 20 milhões, um incremento de 20%. "Esse aumento é impulsionado, principalmente, pelos patrocinadores, que chegaram a investir 200% a mais". Foi possível então aprimorar a estrutura e conteúdos, garantindo um espetáculo ainda mais grandioso para o público e mais estratégico para parceiros.
"Nossa meta não é sermos o maior festival do mundo, mas sim o melhor! Para isso, buscamos fazer mais e surpreender a cada edição. Não abrimos mão da curadoria e de loucuras qualificadas!", frisa Franco. Os patrocinadores Financeira BRB, Honda, Pro Honda, LS2, Michelin, Pepsi, Spaten, Suhai, Podium, Claro, HPlus e Globo ofereceram ativações customizadas ao público. Atrações como roda gigante, tirolesa, booster, bungee jump e áreas temáticas assinadas enriqueceram a experiência e a realização de um festival nos mais elevados padrões internacionais.
Motores da Economia
Além dessas marcas, as principais empresas do ramo motociclístico estiveram no festival. Bajaj, Bieffe, BMW Motorrad, Ducati, Triumph, Peels e X11 são algumas das que também participaram do CMW. "Oferecemos uma experiência completa para os amantes das duas, três e até quatro rodas, reunindo as principais marcas do segmento na Cidade da Moto", explica. Cada uma delas, com espaços dentro do complexo de 320 mil m², trouxe produtos e novidades ao público. Além dos muros do festival, as possibilidades econômicas promovidas pelo CMW invadiram a economia do Distrito Federal. Do público total, cerca de 150 mil são turistas de outros estados e até de outros países. A estimativa é que o festival tenha injetado R$ 62 milhões na economia local, fora do complexo.
Maior Passeio Motociclístico do mundo
O último dia do Capital Moto Week (27), coincidiu com o Dia do Motociclista e, para celebrar a data, anualmente, acontece o maior passeio motociclístico a céu aberto do mundo. Em 2024, 42 mil motos saíram do complexo do festival e invadiram as avenidas de Brasília, passando pelos principais pontos turísticos em trajeto de 60 Km. "A cidade recebe de braços abertos todo nosso público, que vem de outros estados e países e que tem a oportunidade de conhecer Brasília sob uma ótica diferente, sob duas rodas", afirma Pedro Franco.
A expansão do Capital Moto Week para fora da Cidade da Moto atingiu um nível muito além do regional em 2024. A parceria com a Rede Globo, que cresceu gradualmente, contribuiu para alavancar ainda mais o festival. No DF, os principais shows são transmitidos ao vivo pela emissora e pelo portal G1. O maior festival de motos e rock vai ganhar as telas de todo Brasil no dia 4 de agosto após o Fantástico, quando será exibido um especial com os melhores momentos do festival, que teve a participação de Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Massacration, Sepultura, Detonautas, Call The Police, além dos já citados, Fernanda Abreu e Blitz.
Moto Week também é impacto social
Mesmo com todos esses números, que elevam o potencial do festival, a organização traz a mesma relevância para as ações sociais e ambientais. De 22 a 24 de julho, a arena de shows deu lugar à Vila do Bem, que levou serviços de saúde, beleza, vacinação, atividades culturais, educativas e profissionalizantes para mais de 2 mil pessoas. Nesses três dias, foram 5.252 atendimentos destinados ao público e às instituições filantrópicas do Distrito Federal e do entorno.
No pilar sustentabilidade, entre outras 90 ações, um centro de triagem foi instalado dentro do complexo CMW. Ali começa a separação dos materiais gerados no festival, que só termina com a desmontagem concluída. A preocupação constante garantiu ao festival, a certificação pelo segundo ano consecutivo com selo Lixo Zero, pela Zero Waste International Alliance. Além disso, o CMW conta com o ISO 20.121, sendo um dos únicos festivais de grande porte no mundo a ter os dois reconhecimentos.