Em situações climáticas extremas, plano prevê suporte de outras empresas do grupo e ampliação dos canais de atendimento aos clientes
Brasília, 03 de outubro de 2024 – Com a previsão de fortes chuvas, aumento na incidência de raios e ventos que podem chegar até 85 km/h, durante o período de chuvas no Distrito Federal, a Neoenergia apresentou hoje (3/10), o plano de contingência operacional e de atendimento, além dos investimentos realizados para essa estação. Para reforçar a integração na atuação durante eventos climáticos adversos, a distribuidora contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), da Defesa Civil do Distrito Federal e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“A Neoenergia Brasília trabalha de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do GDF, além de entidades de classe na busca por levar energia de qualidade para toda população do Distrito Federal”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “Esse plano robusto de ações para o período chuvoso nos deixa preparado para encarar esse momento tão desafiador”, finaliza o executivo.
Presente ao evento, o secretário de Governo do Distrito Federal (Segov), José Humberto Pires de Araújo, elogiou o trabalho feito pela Neoenergia em Brasília, destacou os investimentos feitos pela distribuidora e reforçou a parceria da empresa com o GDF. “O período de chuvas se aproxima e esse trabalho feito pelo governo, em parceria com a Neoenergia, é muito importante e, quem ganha, é a população do DF”, elogia José Humberto.
Preparada para esse cenário adverso, a Neoenergia Brasília tem capacidade de triplicar o efetivo operacional para atender o potencial aumento no número de ocorrências devido às fortes chuvas, raios, granizo e ventos que podem afetar a rede elétrica.
As equipes da concessionária estão prontas para atuar em esquema de reforço nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI) para o atendimento das solicitações emergenciais. Engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão durante todo o período chuvoso. A Neoenergia Brasília também reforça o seu efetivo para a comunicação em caso de ocorrências. O atendimento aos clientes tem capacidade para dobrar em situações de contingência, com reforço dos canais digitais e telefônico. Os clientes têm disponíveis o telefone 116, o WhatsApp (61. 3465-9318), o aplicativo Neoenergia Brasília e a Agência Virtual.
Capacidade de mobilização do grupo - Em mais uma ação pioneira dentro das distribuidoras de energia em todo o país, a Neoenergia desenvolveu um plano de mobilização para eventos extremos, com a capacidade de apoio estruturado, tanto de pessoas quanto de veículos e equipamentos das outras quatro distribuidoras do grupo.
Plano de manutenção - Desde o início do ano, a distribuidora investiu em um plano de manutenção e realizou a inspeção em mais de 15 mil quilômetros de rede, mais de 45 mil manutenções preventivas, além de mais de 35 mil podas de árvores em Regiões Administrativas (RA’s) estrategicamente escolhidas.
Segundo Centro de Operações – a Neoenergia Brasília inaugurou o seu segundo COI, localizado no SIA e totalmente interligado ao COI principal da distribuidora. Com infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, o espaço vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de interrupções de energia para a população.
Investimentos - Em pouco mais de três anos, já foi aportado cerca de R$ 1 bilhão, o que representa mais de 15 anos de investimento da CEB. A previsão é de mais R$ 1,4 bilhão em expansão, modernização e infraestrutura da rede nos próximos cinco anos.
Qualidade da energia - Com todos os investimentos na área de concessão, foi registrada redução de 42% na quantidade de interrupções da energia, em comparação ao mesmo período. Todos os indicadores são públicos, apurados e auditados pela Aneel.
A apresentação aconteceu durante coletiva de imprensa, realizada em uma das bases operacionais da Neoenergia, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e contou com a participação do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; do superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Giácomo Bassi Almeida, do secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo; de representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Inmet; do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar; do presidente da CEB, Edison Garcia; do presidente da Fecomércio, José Aparecido da Costa Freire; além de demais autoridades e executivos da distribuidora.