Especialista explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período de estudos
Pouco mais de 25 dias até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes já aceleram os passos rumo ao ensino superior e colocam em prática os métodos de aprendizagem adquiridos ao longo dos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para a prova que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. O número representa um aumento de quase meio milhão de participantes em relação aos inscritos no ano passado.
O fato é que o desejo de conquistar uma excelente pontuação e a ansiedade, deixam a reta final dos estudos mais intensas e muitos tendem a passar noites acordadas ou, ainda, deixam a vida social de lado, com o intuito de se dedicar melhor à jornada. No entanto, a preparação para a prova vai além de uma rotina maçante de imersão aos conteúdos que possivelmente serão abordados na avaliação.
Heloisa Mehl, Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período. “É completamente natural sentir preocupação com o futuro, especialmente após meses de preparação para uma oportunidade importante. No entanto, é fundamental lembrar que essa pressão pode levar a transtornos de ansiedade e frustração, afetando a qualidade de vida dos candidatos. Isso pode resultar em tensões musculares e o desempenho abaixo do esperado”, explica.
A seguir, a especialista elenca dicas para ajudar os candidatos na preparação para os estudos e para o dia da prova.
Elabore um cronograma de estudos: Planeje sua rotina com antecedência, destinando tempo para revisar todo o material. Como o Enem abrange diversas áreas, é crucial equilibrar seu ritmo de estudo.
Realize simulados: Pratique com simulados do Enem. Essa abordagem ajuda a entender o estilo das questões e a administrar melhor o tempo. Resolver questões de anos anteriores facilita a familiarização com o exame. Utilize livros didáticos, apostilas, sites educativos, videoaulas e aplicativos confiáveis.
Aprimore suas habilidades de redação: Reserve um tempo para desenvolver suas competências de escrita e interpretação. Leia sobre temas atuais e escreva textos dissertativos-argumentativos. Contar com a revisão de alguém experiente na área pode ser um diferencial importante.
Mantenha uma rotina saudável: Equilibre sua saúde física e mental. Uma alimentação leve e adequada, a prática regular de atividades físicas e noites de sono tranquilas são essenciais para manter o cérebro ativo e funcionando bem, além de reduzirem a ansiedade, o medo e o estresse – principalmente no momento da prova, para não acontecer de “dar um branco” quando precisar responder as questões.
Por fim, a especialista destaca que a preparação para o Enem é uma jornada. A motivação, o foco e o equilíbrio são fundamentais para alcançar o sucesso desejado.