BRB

Dermatologistas participam do X Encontro de Terapêutica em Psoríase no HC/UFG



 

Com a participação de residentes e médicos dermatologistas, dentre eles o atual presidente e o presidente eleito da SBD-GO (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás), Marco Chaul e Samir Pereira, e Ana Maria Quinteiro, coordenadora da Campanha de Psoríase da Sociedade, foi realizado ontem, 31, o X Encontro de Terapêutica em Psoríase no HC/UFG.

 

Encerrando a semana dedicada à psoríase, o evento aconteceu no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas, em Goiânia, e foram debatidos temas relacionados ao tratamento da doença, que afeta cerca de 3% da população mundial, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

 

Promovido pelo Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas, o encontro teve o apoio da SBD-GO. Simultaneamente, aconteceu também a I Jornada de Terapia Alvo na Dermatologia.

 


Psoríase

A psoríase é uma inflamação crônica da pele, não transmissível e induzida por fatores genéticos e ambientais. Uma pessoa com predisposição genética pode manifestar as placas vermelhas e descamativas, que caracterizam a doença, nas áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo após exposição a gatilhos, como infecção, trauma ou medicamentos.  

 

As placas vermelhas e visíveis que descamam e podem estar associado a coceira levam a pessoa a sofrer preconceitos nas atividades sociais. Isto gera, um imenso impacto na qualidade de vida destes pacientes.

 

A psoríase pode ocorrer em qualquer idade, desde criança a idoso. Em 75% dos casos pode surgir antes dos 40 anos. Dor e edema (inchaço) nas articulações podem corresponder a uma artrite psoriática que é mais frequente surgir após o quadro cutâneo.

 

O paciente com psoríase grave apresenta maior risco para infarto, diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças metabólicas. Por isto, é importante que os pacientes procurem melhorar o estilo de vida e busquem práticas de atividade física e alimentação mais saudável. 

 

Atualmente, existem tratamentos que podem proporcionar controle efetivo da doença. O diagnóstico precoce e assistência multidisciplinar são muito importantes para esse controle.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem