A homenagem foi de iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa - Fotos: Carlos Gandra/ Agência CLDF |
CLDF concede honraria ao jornalista Antônio Carvalho Duarte
Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu, em sessão solene, o título de cidadão honorário de Brasília ao jornalista Antônio Carvalho Duarte, conhecido como Toni Duarte. A honraria, proposta pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa, reconhece as contribuições do profissional maranhense à capital federal ao longo de seus 25 anos de atuação na cidade.
Durante a sessão solene, o autor da proposta destacou que a homenagem transcende o reconhecimento individual. "Por meio do agraciado, esta Casa também presta reverência aos valores e princípios que constituem o ideal da atividade jornalística", afirmou Pedrosa, ressaltando a capacidade de Duarte em transmitir informações com "clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade".
O deputado Eduardo Pedrosa destacou o compromisso de Duarte com a verdade e sua atuação multifacetada. "Tony é um exemplo para muitos outros jornalistas e pessoas no nosso Distrito Federal. Ele nunca renunciou aos valores e aos princípios que caracterizam o jornalismo ético", afirmou o parlamentar.
O presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), José Fernando Vilela, relembrou a trajetória do homenageado desde seus primeiros passos no jornal "O Imparcial", em São Luís, até a fundação do portal Radar DF e da ABBP. "Toni Duarte é um exemplo de que o jornalismo vai além da informação: é uma forma de arte, de ativismo e de amor à sociedade", destacou.
O deputado Roosevelt (PL), presente na cerimônia, resumiu o sentimento geral ao afirmar que "Tony é consenso entre todos nós parlamentares e entre a comunidade jornalística", evidenciando o respeito conquistado pelo profissional junto à população do Distrito Federal.
Com uma carreira de quase cinco décadas no jornalismo, Duarte chegou a Brasília em 1998, após sofrer ameaças de morte em São Luís (MA), onde se destacou por seu trabalho investigativo contra o crime organizado. Em maio de 1996, foi alvo de um atentado que resultou na morte de seu segurança e deixou um operador de áudio gravemente ferido.
Na capital federal, o jornalista rapidamente se estabeleceu profissionalmente, atuando na Rádio Senado e como assessor parlamentar. Foi fundador do portal Radar DF, um dos mais acessados do Distrito Federal, e criador da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), que completará 10 anos de existência.
Em seu discurso de agradecimento, Toni Duarte enfatizou o simbolismo do título: "Não é uma honraria para uma única pessoa. Esse título representa a comunidade maranhense, com mais de 200 mil maranhenses que moram aqui no Distrito Federal e que foram muito bem acolhidos, como eu sempre fui desde quando cheguei aqui".
Além de sua atuação no jornalismo, Duarte também se destaca por seu envolvimento em causas sociais e culturais, sendo atualmente vice-presidente do Rotary Club de Brasília. A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o desembargador Roberval Casemiro Belinati, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e o ex-senador Edison Lobão.