Durante o jantar de Gala das Frotas promovido pela Associação Internacional de Administradores de Frotas e de Mobilidade – AIAFA Brasil, na noite de 6 de dezembro de 2024, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi premiada na categoria Redução de Emissões e Compensação de Carbono do Prêmio Frotas 2024
Foto: Renato Santos.
A iniciativa contemplada teve à frente o colaborador Fernando Paz, supervisor de frota da entidade, que destacou a importância do projeto e os avanços obtidos. “Esse projeto não é apenas uma vitória minha, mas uma conquista de todos na CNC que acreditam na relevância de um futuro mais verde e sustentável”, afirmou.
Ações que fazem a diferença
Fernando Paz iniciou o projeto em 2023 com a substituição de 80% da frota a combustão por veículos híbridos, além de migrar o abastecimento de gasolina para etanol. “Adotamos medidas para reduzir as emissões diretamente com o uso do etanol e implementamos um programa de compensação de carbono para veículos que ainda não utilizam essa matriz de abastecimento”, explicou Paz.
Esse programa foi desenvolvido em parceria com a Ticket Log, que utiliza a plataforma Move for Good para calcular as emissões de CO2 e efetuar a compensação por meio do plantio de árvores. Atualmente, o custo do serviço é de R$ 13,40 por veículo, valor revertido integralmente para iniciativas ambientais. “Essa parceria fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade, por meio do Programa Ecos, além de garantir que a CNC receba o Selo Verde, reconhecendo nosso impacto positivo no meio ambiente”, destacou Paz.
Iniciativa reconhecida e inspiradora
O case apresentado pela CNC demonstrou como soluções simples e bem estruturadas podem gerar grande impacto. “Buscamos constantemente entender quais iniciativas sustentáveis podem ser implementadas em nossos processos para criar uma Frota Verde”, ressaltou o supervisor.
A premiação também foi um momento de destaque para o setor, que reconheceu os melhores gestores de frotas e mobilidade do País. Além da CNC, empresas como Pepsico e Diageo Brasil também foram homenageadas na categoria Redução de Emissões.
Impacto e perspectiva
Em seu compromisso com a sustentabilidade, a CNC avança no desenvolvimento de projetos inovadores que promovem um futuro mais limpo. Segundo Paz, a entidade continuará investindo em soluções que alinhem gestão eficiente e responsabilidade ambiental. “Estamos dando um exemplo para outras organizações ao mostrar que é possível conciliar operações corporativas com respeito ao meio ambiente”, concluiu.