A mostra é oportunidade para conhecer a história do arquiteto mineiro, sendo o primeiro "surdo" a expor individualmente, no Brasil e exterior, além de ganhar prêmios internacionais
O Museu da República de Brasília recebe pela primeira vez, entre os dias 20 de dezembro até 15 de março, a exposição com 22 obras que contam a história do artista surdo Marcos Anthony. Intitulada Arte: Estrela do Silêncio, a exibição do arquiteto mineiro provoca reflexões por meio da sua arte, sempre tão cheia de faces e significados. A amostra passou por órgãos públicos sendo um sucesso com a visitação de escolas e entidades sociais, além do grande público da capital.
A grande novidade é que as obras serão acessíveis às pessoas com deficiência auditiva e visual por meio de QRcode, onde o público poderá ter as informações das telas com audiodescrição e linguagem de sinais pelo celular.
Marcos Anthony é o primeiro arquiteto "surdo" formado em Belo Horizonte. É também o primeiro artista "surdo" a expor individualmente, no Brasil e exterior, tendo, inclusive, ganhado prêmios internacionais. São mais de 40 anos pintando (que começou precocemente aos 7 anos) e encantando, por onde passa, vai deixando os rastros sagrados do silêncio e da persistência. No estilo criado pelo próprio artista, há uma mistura de cubismo, expressionismo e arte contemporânea.
Em suas obras, em cada momento da trajetória de sua vida, há uma percepção e apreciação diferentes, daí surgiu a sua identidade da pintura artística, que é "multiface". Segundo o artista, uma verdadeira obra de arte é definida pela emoção, expressão, criatividade e inovação da arte. " Quanto maior o número de faces, maiores emoções serão expressas, consequentemente, mais impactante será a obra. Cada face transmite uma determinada sensibilidade, abalos afetivos", explicou Marcos Anthony.
O artista : Marcos Anthony nasceu em Timóteo–MG, capital do inox. Suas primeiras telas, expôs pela primeira vez aos 9 anos, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Marcos Anthony foi a única criança a expor naquela época. Mudou-se para a capital mineira, tornou-se o primeiro arquiteto "surdo" do Estado de Minas Gerais e um dos primeiros do país. Também, foi o primeiro artista surdo a expor solo em Belo Horizonte. É o primeiro artista surdo a fazer exposição individual e internacional do Brasil. Atualmente, reside em Brasília, onde foi o primeiro artista "surdo" a fazer exposição (solo) na capital do Brasil e no Museu da República.
Curadora: Lidiane Soares Ricardo
EXPOSIÇÃO ARTE: ESTRELA DO SILÊNCIO – MARCOS ANTHONY
Tags:
# Foco Nacional