Transferência de conhecimento é essencial ao desenvolvimento da Matriz Energética Brasileira
Em um cenário de constante evolução tecnológica, a Neoenergia se destaca como uma protagonista na transferência de conhecimento e inovação para a matriz energética brasileira. Em entrevista recente, o gerente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, José Antônio Brito, detalhou as estratégias adotadas pela empresa para disseminar novas tecnologias e aprimorar o setor energético no país.
De acordo com Brito, o programa de P&D da Neoenergia possui estratégias bem definidas, com um dos pilares sendo o trabalho em rede.
"Se temos uma tecnologia de interesse do governo que resolve um determinado problema, trabalhamos com um ecossistema que inclui o governo e com outras instituições, contribuindo para o avanço do setor", explicou Brito.
Essa colaboração permite que, durante o desenvolvimento dos projetos, o conhecimento seja constantemente trocado entre as equipes. Uma vez consolidada a tecnologia, a Neoenergia identifica o potencial de mercado e elabora contratos de licenciamento.
"Há uma transferência do conhecimento, e essa tecnologia fica disponível no mercado brasileiro", ressaltou Brito.
Além disso, a empresa segue regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que garante a percepção de royalties. Contudo, Brito enfatiza que o objetivo principal não é financeiro, mas sim social.
"Parte desses royalties vai para moticidade tarifária*, contribuindo para a matriz energética brasileira e a sociedade como um todo", afirmou.
A Neoenergia, portanto, não apenas inova, mas também promove a disseminação de conhecimento e tecnologia, fortalecendo o setor energético brasileiro e impulsionando o desenvolvimento sustentável do país.
*A moticidade tarífária no setor energético brasileiro refere-se à variação nos preços de energia elétrica ao longo do tempo, influenciada por diversos fatores como a oferta e demanda, custos de produção, políticas públicas e condições climáticas. Essa variação pode afetar tanto os consumidores quanto as empresas do setor, impactando o custo de vida e a competitividade econômica.