BRB
BRB

Adasa presente na inauguração do Parque Urbano Internacional da Paz e início da operação do Drenar DF

Neste sábado (29/03), o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou o Parque Internacional da Paz e deu início à operação do Drenar DF, o maior programa de captação e escoamento de águas pluviais da capital. O evento, realizado na Lagoa de Detenção do Drenar DF, no Setor de Embaixadas Norte, contou com a presença do presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e de integrantes da equipe da Superintendência de Drenagem Urbana (SDU) da Agência.


Em sua fala, Ibaneis Rocha reforçou a importância do projeto para o desenvolvimento urbano sustentável da capital. Ele destacou que a população de Brasília sofreu por mais de 40 anos com alagamentos e que, graças a essa obra, esse problema finalmente chega ao fim. “Já estamos na fase de atualização dos projetos para a segunda etapa do Drenar DF, que será lançada até o final do ano ou início do próximo. Governar é pensar na cidade a longo prazo, para 20 e 30 anos. Esse é o legado que queremos deixar para o Distrito Federal", compartilhou o governador.

Com um investimento de aproximadamente R$180 milhões, nesta primeira etapa, o projeto incluiu 291 novas bocas de lobo em pontos críticos e uma rede de tubulação, que soma 7,7 km de extensão, projetada para suportar chuvas intensas e transportar grandes volumes de água até o ponto de escoamento.

Na ponta final do projeto, está a bacia de detenção. O reservatório ocupa um terreno de 37 mil m² – equivalente a quatro campos de futebol tradicionais – no Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte. Além disso, o tanque tem capacidade para reter até 96 mil m³ de água, volume suficiente para abastecer 40 piscinas olímpicas.

A bacia terá a função de reduzir a pressão da água que chega ao lago e o índice de sujeira incorporado a partir do processo de decantação. Com isso, auxiliará na manutenção da qualidade e da balneabilidade do lago, que hoje é considerada adequada em 95% de sua extensão. Antes, o volume chegava em alta velocidade e repleto de resíduos, animais mortos e lixo em geral.

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a entrega desta obra representa um grande avanço para drenagem do DF e a Adasa têm participado ativamente desse processo. “O sucesso do Drenar DF é fruto da colaboração de diversos órgãos governamentais. Isso só é possível em um governo unido e coeso", destacou.

Antes mesmo da assinatura do contrato de concessão firmado entre Adasa e Novacap em 2023 - que estabelece as diretrizes para a melhoria contínua do sistema de drenagem, garantindo mais eficiência na gestão das águas pluviais e redução dos impactos das chuvas - a Agência já atuava para regular a drenagem do DF.

De lá pra cá, além de fiscalizar as obras e propor melhorias ao arcabouço regulatório, a Agência também publicou, em 2023, o Manual de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do Distrito Federal, que orienta as práticas de drenagem e manejo de águas pluviais, garantindo que os projetos sejam executados de forma eficaz e sustentável.

“E seguiremos juntos, fiscalizando e orientando, para garantir manutenções adequadas para o melhor funcionamento de todo o sistema”, concluiu o presidente da Adasa.

Executada pela Terracap, a obra será entregue, após a conclusão, para gestão, operação e manutenção pela Novacap. A Adasa, por meio da SDU, manterá o acompanhamento da infraestrutura de drenagem do local, garantindo a eficiência do sistema implantado e assegurando que as melhorias previstas sejam plenamente alcançadas.

“Acompanhamos essa obra desde a construção, fizemos vistorias, entramos nos tubos, verificamos cada detalhe. Podemos dizer que essa obra realmente vai ajudar muito, não só a população da Asa Norte, mas todo o complexo da bacia de contribuição. Nosso papel não é só fiscalizar, mas garantir que tudo funcione bem e continue assim", destacou o coordenador de Fiscalização e Monitoramento da SDU, Luciano Leoi.

Outros integrantes da equipe de fiscalização da SDU, incluindo o superintendente da área, Hudson Rocha de Oliveira, também participaram do evento: Daniela Perdigão Santana, Alan Rocha Baggio, João Vitor Rodrigues de Moura e Eduardo de Queiroz Nascimento.

Além das melhorias no sistema de drenagem, o evento também marcou a inauguração do Parque Urbano Internacional da Paz, um espaço voltado para lazer, preservação ambiental e integração social. O projeto foi desenvolvido pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e seguindo exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Postagem Anterior Próxima Postagem