BRB
BRB

Governador Ibaneis inaugura o Drenar DF: maior programa de captação de águas pluviais da história do Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha inaugura neste sábado (29), às 9h30, o Drenar DF, o maior e mais ambicioso programa de captação e escoamento de águas pluviais já realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF)

Foto: Renato Alves.

Com investimento de R$ 180 milhões e geração de 450 empregos no auge da obra, o projeto representa uma solução definitiva para os recorrentes alagamentos nas quadras iniciais da Asa Norte, além de contemplar ações de preservação ambiental e de lazer urbano.

A entrega da obra consolida Ibaneis como o maior tocador de obras da história do DF, com um legado visível de infraestrutura e qualidade de vida para a população do Distrito Federal.

Com 7,7 km de rede de drenagem subterrânea, o sistema duplica a capacidade de escoamento da Asa Norte, aliviando a rede antiga e evitando alagamentos, enxurradas e transtornos aos moradores. A nova rede intercepta a antiga em sete pontos e conta com 291 bocas de lobo estrategicamente posicionadas, além de uma bacia de detenção com capacidade para reter até 96 mil m³ de água — o equivalente a 40 piscinas olímpicas — ajudando a proteger o Lago Paranoá da poluição urbana.

"A rede antiga será mantida e continuará em operação, mas agora, com o Drenar DF, nós estamos aliviando o sistema atual com as novas bocas de lobo. Isso vai evitar os alagamentos que sempre atingiram as quadras iniciais da Asa Norte", explica o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho.

As obras, divididas em cinco lotes e coordenadas pela Terracap, foram executadas com tecnologia moderna e mínima interferência urbana, por meio do método tunnel liner, que permitiu escavações subterrâneas sem necessidade de grandes intervenções na superfície.

Além da infraestrutura, o projeto também entrega à população o Parque Urbano Internacional da Paz, um novo cartão-postal da cidade, com praça, ciclovia, calçadas, arborização e área de convivência construída em parceria com a Seduh-DF e com aprovação do Iphan. O espaço urbano valoriza a convivência e o contato com a natureza, ao mesmo tempo em que integra a engenharia com o meio ambiente.

“Estamos transformando Brasília com obras que resolvem problemas históricos, geram empregos e melhoram a vida das pessoas. O Drenar DF é uma dessas entregas, e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, durante a inauguração.

Para o jornalista e cientista político Paulo Melo, o trabalho do governador Ibaneis tem impacto direto no desenvolvimento socioeconômico do DF:
“A gestão do governador Ibaneis Rocha tem um trabalho forte e consistente na melhoria das nossas cidades e da qualidade de vida do povo. Obras como o Drenar DF mostram um governo que pensa no presente e no futuro, criando condições não só para o bem-estar da população, mas também para facilitar a geração de emprego e renda em todo o Distrito Federal.”

A segunda etapa do Drenar DF, que contemplará da quadra 4 até a quadra 14 da Asa Norte, já está em aprovação pela Novacap, enquanto uma terceira fase para as quadras 15 e 16 está em fase de estudo.

Com essa nova entrega, o governador Ibaneis Rocha reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do DF e consolida seu nome como o maior realizador de obras públicas de todos os tempos no Distrito Federal.
Postagem Anterior Próxima Postagem