O engenheiro Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides foi reconduzido ao cargo de diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), para um novo mandato de cinco anos. A aprovação, por unanimidade, ocorreu nesta terça-feira (25/3) durante sessão deliberativa do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com 19 votos favoráveis.
Indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, Benevides teve seu nome avaliado previamente pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT). Na última segunda-feira (24/3), foi sabatinado pelos parlamentares da Comissão, que aprovaram por unanimidade o parecer favorável do relator do processo, deputado Daniel Donizet (MDB), presidente do colegiado.
Com atuação destacada no setor de infraestrutura há mais de quatro décadas, Vinícius Benevides integra a diretoria colegiada da Adasa desde 2020. É presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) desde 2022, tendo sido reeleito para novo mandato em 2024.
Engenheiro com pós-graduação em energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializações em recursos hídricos e energia na Alemanha, França e Estados Unidos, Benevides exerceu cargos de destaque em instituições públicas e organismos internacionais. Entre eles, a presidência da própria Adasa, a diretoria da Companhia Energética de Brasília (CEB), e funções estratégicas na Aneel e na Eletronorte. Foi ainda um dos coordenadores da proposta que deu origem à Lei das Águas (Lei nº 9.433/97).
No cenário internacional, é membro do Board of Governors do Conselho Mundial da Água (World Water Council), conselheiro honorário permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e representante da ABAR na diretoria da Aderasa, do Conselho Latino-americano da Água (CLAA) e da Rede de reguladores dos países de língua portuguesa (LusoReg).