BRB

História oral entrevista a juíza Maria Leonor Leiko em mais uma edição do programa

Bio Caldo - Quit Alimentos

 


Na tarde desta quinta-feira, 10/4, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, conduziu a entrevista com a juíza de direito substituta de 2º grau, Maria Leonor Leiko Aguena, em mais uma edição do programa História Oral. O encontro aconteceu no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, e a gravação será disponibilizada em breve, no canal do TJDFT no YouTube.

Natural de São Paulo/SP, a magistrada compartilhou relatos sobre sua trajetória pessoal e profissional, destacando a influência da família, os desafios enfrentados ao longo do caminho e os marcos de sua carreira até chegar à magistratura no Distrito Federal. Ex-aluna do desembargador Belinati na faculdade, Maria Leonor iniciou sua trajetória como advogada criminalista, atuou como oficial de gabinete na Justiça Federal e tomou posse como juíza substituta de direito no TJDFT, em fevereiro de 1995.

Durante a conversa, ela também falou sobre sua preparação para o concurso da magistratura e refletiu sobre a importância da equidade de gênero no serviço público. “Eu acredito, sim, no sistema de cotas e paridade para tentar igualar a sociedade, para quebrar esse abismo[...]”, declarou a juíza.

Ao final da entrevista, o desembargador Belinati elogiou a magistrada por sua dedicação e pelo exemplo inspirador de sua trajetória. “[Ela]está onde está por merecimento e pela luta. É uma excelente magistrada, parabéns pela sua belíssima história de vida”, comentou Belinati.
Programa “História Oral”


O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT.

Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.

O programa, criado e inicialmente conduzido pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª vice-presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Postagem Anterior Próxima Postagem