A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), lançará na noite de terça-feira, 15 de abril, o Exporta DF – Sabores da Capital. O objetivo do programa é facilitar a entrada de micro e pequenas indústrias no mercado internacional. Esta segunda edição será voltada aos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos.
O evento de lançamento, aberto ao público, está marcado para as 18h30, no Sesi Lab. Na ocasião, será divulgado o edital com informações como requisitos para participação, prazos, critérios de seleção e taxa de adesão. Haverá apresentações sobre a metodologia do Exporta DF e de case de sucesso — esta última com a empresária e chef de Brasília Bárbara Frazão, dona do restaurante Afeto e da marca de pudins Caramelou. Em 2023, ela venceu a edição nacional do maior reality show de gastronomia do mundo e, no ano seguinte, foi eleita “chef revelação” pela revista Prazeres da Mesa.
Além disso, o público poderá conhecer produtos de 15 indústrias dos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos do Distrito Federal convidadas a expor no evento.
O lançamento do ciclo de 2025 do Exporta DF faz parte do movimento Inspira Brasília, realizado em parceria por instituições públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a imagem de Brasília como um ambiente de inspiração, inovação e desenvolvimento. Os ingressos para o evento podem ser retirados no link bit.ly/LançamentoExportaDF.
O programa
O Exporta DF é organizado em uma trilha, dividida em três etapas: ciclo de oficinas práticas, que inclui também a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante; imersão de conhecimento para adequação de produto para o mercado externo; e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios. A primeira edição do programa foi em 2024, quando 19 empresas passaram pela trilha, de abril a dezembro, e ganharam conhecimento e maturidade para fazer negócios com outros países.
Operado pela Federação, o Exporta DF tem como parceiros da edição de 2025 a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ApexBrasil, a Secretaria de Relações Internacionais do DF, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os Correios, além dos sindicatos que representam no DF os setores que serão atendidos: Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) e Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do DF (Sindigrãos-DF).
As atividades estão previstas para começar ainda neste mês e serão finalizadas em novembro. Ao fim do programa, as empresas participantes terão desenvolvido competências de cultura e de maturidade exportadora.
Lançamento do Exporta DF – Sabores da Capital
15 de abril, às 18h30
Sesi Lab – Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
Ingressos no Sympla: bit.ly/LançamentoExportaDF
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Bruno Frauzino/ Sistema Fibra — 3.4.2024
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra