Há opções nas modalidades presencial, semipresencial e online. Os cursos são nas escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno
Fotos:Victor Hugo Pessoa.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou na manhã desta sexta-feira, 28 de março, o edital de gratuidade com as vagas para o segundo trimestre. A previsão é que as primeiras turmas se iniciem em 14 de abril e, as últimas, em 23 de junho. As oportunidades são para pessoas de baixa renda e fazem parte do Programa Senai de Gratuidade Regimental.
São 5.940 vagas — 4.425 para qualificação profissional, 1.025 para aperfeiçoamento profissional e 490 para cursos técnicos. A qualificação (de 160 a 460 horas-aulas) tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional, enquanto o aperfeiçoamento (de 8 a 159 horas-aulas) amplia ou atualiza competências de determinado perfil profissional. Na conclusão, o Senai concede certificado.
Já os cursos técnicos (de 800 a 1.200 horas-aulas) duram de um ano a um ano e meio e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o estudante recebe diploma.
A oferta das 67 possibilidades de formação para o trimestre foi definida em consonância com o Mapa do Trabalho Industrial 2025–2027, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria para subsidiar o planejamento de cursos do Senai. No Distrito Federal, uma das áreas com maior demanda no período será a de construção, que precisará de 25 mil profissionais qualificados. O edital traz, entre outros, o curso Técnico em Edificações (90 vagas). A indústria de alimentação vai requerer 13 mil profissionais. Há qualificação em Confeiteiro (100 vagas) e Padeiro (100), por exemplo.
Indústrias de todos os segmentos precisarão de 23 mil profissionais qualificados na área de tecnologia da informação. Há vagas para as qualificações profissionais Administrador de Banco de Dados (175), Instalador e Reparador de Fibra Óptica (60) e Desenvolvedor de Back-End (25).
Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e estão listados no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. O candidato tem direito de se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes. Dez por cento das vagas são reservadas a pessoas com deficiência, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012. Por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), a instituição assegura a acessibilidade em todos os cursos e em todo o processo educacional. Caso as vagas prioritárias não sejam preenchidas por pessoas com deficiência, poderão ser destinadas aos demais candidatos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Senai-DF (cursos.senaidf.org.br). O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição.
Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas, o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a sequência das inscrições.
Convocação e matrícula
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e/ou telefone e terão até dois dias úteis para comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas às 20h30.
Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda automática da vaga.
Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) e dos comprovantes de escolaridade e de residência. No caso de alunos menores de idade, são necessários também o RG e o CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) do responsável legal.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.
Tags:
# Foco Nacional